Verificação da eficácia de desinfetantes de superfícies em uma clínica de estética utilizando metodologia de contagem total de bactérias heterotróficas e de bolores e leveduras.

Autores

  • Aline Quintas Takeda
  • Letícia de Fátima Dias Sturm
  • Maria Carolina Rocha dos Santos Taques

Resumo

Os microrganismos presentes em superfícies de uma clínica de estética podem provocar a contaminação cruzada do profissional, dos pacientes e do ambiente. Para evitar esse intercorrente é preciso realizar a desinfecção adequada das mãos do profissional, das bancadas e dos aparelhos utilizados ao término de cada procedimento. Assim, o objetivo desta pesquisa experimental foi um controle de qualidade com análise quantitativa de microrganismos para verificar a eficácia da descontaminação de superfícies em uma clínica de medicina estética. Foi testado o desempenho de três produtos desinfetantes, (álcool 70%, álcool isopropílico a 99% e clorexidina a 2%) utilizando a técnica de SWAB descrita pela United States Pharmacopeia e pela American Public Health Association em dez pontos da pré-determinados para posterior contagem de bactérias heterotróficas, bolores e leveduras. Observou-se boa eficácia destes produtos para desinfecção nos pontos analisados, contudo a discrepância na carga microbiana inicial levou a realização de uma quarta coleta onde os três desinfetantes foram testados na mesma área e no mesmo dia. Ao final do estudo, verificou-se alta eficácia desses três desinfetantes na ação microbicida em todas as áreas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Takeda, A. Q., Sturm, L. de F. D., & Taques, M. C. R. dos S. (2018). Verificação da eficácia de desinfetantes de superfícies em uma clínica de estética utilizando metodologia de contagem total de bactérias heterotróficas e de bolores e leveduras. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9). Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/765

Edição

Seção

Artigos