VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DE DESINFETANTES DE SUPERFÍCIES EM UMA CLÍNICA DE ESTÉTICA UTILIZANDO METODOLOGIA DE CONTAGEM TOTAL DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS E DE BOLORES E LEVEDURAS

Autores

  • ALINE QUINTAS TAKEDA Discente do curso de Graduação em Biomedicina, Universidade Positivo (UP). Curitiba, PR, Brasil.
  • LETÍCIA DE FÁTIMA DIAS STURM Discente do curso de Graduação em Biomedicina, Universidade Positivo (UP). Curitiba, PR, Brasil.
  • MARIA CAROLINA ROCHA DOS SANTOS TAQUES Mestre em Tecnologia de Alimentos, docente do curso de Graduação em Biomedicina, Universidade Positivo (UP), Curitiba, PR, Brasil.

Resumo

Os microrganismos presentes em superfícies de uma clínica de estética podem provocar a contaminação cruzada do profissional, dos pacientes e do ambiente. Para evitar esse intercorrente é preciso realizar a desinfecção adequada das mãos do profissional, das bancadas e dos aparelhos utilizados ao término de cada procedimento. Assim, o objetivo desta pesquisa experimental foi um controle de qualidade com análise quantitativa de microrganismos para verificar a eficácia da descontaminação de superfícies em uma clínica de medicina estética. Foi testado o desempenho de três produtos desinfetantes, (álcool 70%, álcool isopropílico a 99% e clorexidina a 2%) utilizando a técnica de SWAB descrita pela United States Pharmacopeia e pela American Public Health Association em dez pontos da pré-determinados para posterior contagem de bactérias heterotróficas, bolores e leveduras. Observou-se boa eficácia destes produtos para desinfecção nos pontos analisados, contudo a discrepância na carga microbiana inicial levou a realização de uma quarta coleta onde os três desinfetantes foram testados na mesma área e no mesmo dia. Ao final do estudo, verificou-se alta eficácia desses três desinfetantes na ação microbicida em todas as áreas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Como Citar

TAKEDA, A. Q., STURM, L. D. F. D., & TAQUES, M. C. R. D. S. (2017). VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DE DESINFETANTES DE SUPERFÍCIES EM UMA CLÍNICA DE ESTÉTICA UTILIZANDO METODOLOGIA DE CONTAGEM TOTAL DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS E DE BOLORES E LEVEDURAS. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9), 45–56. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/777

Edição

Seção

Artigos