Panorama no Brasil das doenças cardiovasculares dos últimos quatorze anos na perspectiva da promoção à saúde

Autores

  • Ana Karla da Silva Freire UNIVASF
  • Naara Carol Costa Alves UNIVASF
  • Edgo Jackson Pinto Santiago UNEB e UPE
  • Aislei Saraiva Tavares UNIVASF
  • Djane da Silva Teixeira UNIVASF
  • Illyane Alencar Carvalho UNIVASF
  • Mônica Cecília Pimentel de Melo UNIVASF
  • Melissa Negro-Dellacqua UFSC

Resumo

Analisar o perfil da produção científica sobre a prevenção das doenças cardiovasculares (DCV) no Brasil, nos últimos quatorze anos e descrever como está sendo discutida a prevenção dessas na literatura brasileira a partir de medidas de promoção de saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa acerca da explanação dos artigos brasileiros que abordam as DCV nos últimos quatorze anos. Resultados: através dos três descritores utilizados (doenças cardiovasculares, fatores de risco e promoção da saúde), foram encontrados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) 18.926 artigos, sendo que 42 artigos foram selecionados para avaliação conforme os critérios de inclusão da pesquisa. Conclusão: ocorreu um enfoque mais voltado isoladamente para os fatores de risco, sem uma interligação maior com a dinâmica da promoção à saúde como geradora de qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karla da Silva Freire, UNIVASF

Enfermeira da Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE), especialista em Enfermagem do Trabalho (UNINTER) e especialista em Saúde Mental (UNIVASF)

Naara Carol Costa Alves, UNIVASF

Enfermeira, Docente substituta da UNIVASF, Especialista em UTI e em Cardiologia

Edgo Jackson Pinto Santiago, UNEB e UPE

Engenheiro Agrônomo e Matemático, Mestre em Agronomia (UNEB)

Aislei Saraiva Tavares, UNIVASF

Médico (UNIVASF)

Djane da Silva Teixeira, UNIVASF

Enfermeira da UNIVASF, Mestre em Ciências da Saúde (UNIVASF); Especialista em Enfermagem do Trabalho; Especialista em Saúde Pública

Illyane Alencar Carvalho, UNIVASF

Enfermeira da UNIVASF, Mestre em Saúde Coletiva (UEFS)

Mônica Cecília Pimentel de Melo, UNIVASF

Enfermeira, Docente da UNIVASF, Mestre em Enfermagem na Saúde da Mulher (UFBA)

Melissa Negro-Dellacqua, UFSC

Farmacêutica, Mestre em Biologia Celular e Molecular (UFPR), Docente da UFSC, Doutora em Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (UFPB)

Farmacêutica, Mestre em Biologia Celular e Molecular (UFPR), Docente da UFSC, Doutora em Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos[AKdSF1] (UFPB)[MND2]

[AKdSF1]Profa, eu vou retirar os nomes apenas quando for submeter, porque eu copio e colo daqui os nomes do pessoal para fazer o cadastro no site. E aí não esqueço nome, sobrenome e nem as pós-graduações dos autores – ótimo!

[MND2]Ana Karla, os autores você vai tirar do texto quando submeter para a revista Saúde e Desenvolvimento. Apenas vc vai cadastrar os autores na plataforma deles. Não esqueça de colocar o meu sobrenome como um só: Negro-Dellacqua.

Publicado

2018-04-23

Como Citar

da Silva Freire, A. K., Costa Alves, N. C., Pinto Santiago, E. J., Tavares, A. S., Teixeira, D. da S., Carvalho, I. A., Pimentel de Melo, M. C., & Negro-Dellacqua, M. (2018). Panorama no Brasil das doenças cardiovasculares dos últimos quatorze anos na perspectiva da promoção à saúde. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9). Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/704

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)