Enfermagem e cuidados paliativos, reconhecendo valores

Autores

  • Edgo Jackson Pinto Santiago UNEB e UPE
  • Naara Carol Costa Alves UNIVASF
  • Ana Karla da Silva Freire Universidade Federal do Sul da Bahia
  • JULIANA PEDROSA KORINFSKY UNIVASF

Resumo

Os cuidados paliativos (CP) são a forma de cuidar de pacientes e seus familiares de forma integral e ampla com o intuito de garantir a dignidade em momentos delicados do processo morte/morrer. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento da equipe de enfermagem da UTI e Sala Amarela de um hospital do interior de Pernambuco, ao caracterizar o perfil destes profissionais e descrever o conhecimento dos mesmos em relação aos cuidados paliativos. É uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória. A amostra foi composta por 50 profissionais ao todo, sendo 14 enfermeiros e 36 técnicos de enfermagem, que responderam um questionário estruturado. A consolidação dos dados ocorreu no programa Microsoft Excel 2010 e a análise partiu da estatística descritiva. A maioria dos enfermeiros não possui pós-graduação nas áreas em que atua. Na formação acadêmica e técnica, a maioria dos enfermeiros afirma a não inclusão do tema na grade curricular, o que difere dos técnicos. Porém, ambas as classes afirmam nunca ter participado de cursos de atualização a cerca dos Cuidados Paliativos. O conhecimento da equipe no total sobre a temática ainda é insatisfatório. Em alguns ambientes em que estes cuidados podem ser desempenhados e quais pacientes podem ser incluídos nos mesmos, o conhecimento mostrou-se razoável. Contudo, sobre o conceito, componentes essenciais, procedimentos e tecnologias prioritárias a serem desempenhados, o conhecimento foi deficitário. Portanto, o conhecimento da equipe de enfermagem dos setores do hospital supracitado ainda é insatisfatório, o que pode interferir, significativamente, no cuidado paliativo ofertado pela mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgo Jackson Pinto Santiago, UNEB e UPE

Agrônomo, Matemático, Mestre em Agronomia (UNEB)

Naara Carol Costa Alves, UNIVASF

Enfermeira, docente substituta da UNIVASF, Especialista em UTI (UNIVASF) e em Cardiologia (AVM)

Ana Karla da Silva Freire, Universidade Federal do Sul da Bahia

Enfermeira da UFSB, especialista em Enfermagem do Trabalho (UNINTER) e especialista em Saúde Mental (UNIVASF)

JULIANA PEDROSA KORINFSKY, UNIVASF

Enfermeira, docente da UNIVASF, especialista em UTI (ATUALIZA), mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP), doutorado em Ciências da Saúde (UNIFESP)

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Pinto Santiago, E. J., Costa Alves, N. C., da Silva Freire, A. K., & KORINFSKY, J. P. (2018). Enfermagem e cuidados paliativos, reconhecendo valores. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9). Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/676

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)