Perfil socioeconômico e gineco-obstétrico de gestantes de uma Estratégia de Saúde da Família do Norte de Minas Gerais

Autores

  • Ernandes Dias
  • Gisele Anjos
  • Luciene Alves
  • Sayonara Nayranne Pereira
  • Lyliane Campos

Resumo

Conhecer o perfil socioeconômico e gineco-obstétrico de gestante permite que o serviço de saúde entenda os riscos a que as gestantes estão expostas e possa se programar para atender à demanda de serviços de saúde para esse público. Objetivou-se identificar o perfil socioeconômico e gineco-obstétrico de gestantes da Estratégia de Saúde da Família Vila Serranópolis em Porteirinha, Minas Gerais. Trata-se de um estudo censitário, descritivo e quantitativo, realizado com 13 gestantes. Os dados foram coletados no período de março a abril de 2016 por meio de uma entrevista estruturada. Os resultados constataram predominância de mulheres pardas (69,2%), na faixa etária de 31 a 38 anos (46,2%), casadas ou em união estável (84,6%), com baixa renda e escolaridade, 29,2% e 100%, respectivamente. As gravidezes não são planejadas apesar de a maioria ser secundigestas. Conclui-se que o estudo do perfil socioeconômico e gineco-obstétrico podem auxiliar gestores e os profissionais de saúde a direcionar ações de promoção da saúde que amenizem os riscos identificados. Esse conhecimento auxilia ainda a pensar práticas para a integralidade do cuidado às gestantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Dias

Enfermeiro Mestrando de Programa de Inovação e Tecnologia em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Docência na Saúde. Docente na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha e Faculdade Verde Norte (FAVENORTE).

E-mail: nandesenf@usp.br

Gisele Anjos

Graduanda em Enfermagem. Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

Dias, E., Anjos, G., Alves, L., Pereira, S. N., & Campos, L. (2018). Perfil socioeconômico e gineco-obstétrico de gestantes de uma Estratégia de Saúde da Família do Norte de Minas Gerais. Revista Saúde E Desenvolvimento, 12(10), 284–297. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/884

Edição

Seção

Artigos