AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO INTEGRADOR: A INTER-RELAÇÃO ENTRE DESASTRES NATURAIS E A SAÚDE

Autores

  • IZABELLE CRISTINA GARCIA Rodrigues
  • RODRIGO BERTÉ
  • IVANA MARIA SAES BUSATO
  • IVANA DE FRANÇA GARCIA
  • JOÃO LUIZ COELHO RIBAS
  • VERA LUCIA PEREIRA DOS SANTOS

Resumo

O conhecimento dos impactos ambientais na saúde é notório e inegável. Existem indicadores que citam a relação da sustentabilidade e saúde, bem como a falta de cuidado com o meio ambiente e saúde, com questões como saneamento básico e a escassez de recursos ambientais. Contudo, há que se atentar para o fato de que as ações realizadas pelos homens se reflete em fenômenos naturais, provocando enchentes, secas, vendavais e outros e que esses, terão graves impactos na saúde populacional. Assim, este estudo se propôs a analisar se os alunos de pós-graduação latu senso da área da saúde têm a capacidade para criarem um pensamento integrador entre os temas de saúde e meio ambiente.  Para isso, foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário eletrônico, aplicado por meio do Google docs. O questionário tinha como intuito analisar o conhecimento dos alunos da pós-graduação latu senso da área da saúde, que cursaram a unidade curricular “meio ambiente e saúde”, a qual relaciona esses fatores, tendo em vista os impactos causados na saúde da população do Haiti e Estados Unidos devido a passagem do furacão Matthew. Para isso, utilizou-se de questionamentos sobre a influência das alterações climáticas na saúde da população, o que impactou no número de casos de cólera nos países atingidos e quais as doenças que podem ser causadas por desastres naturais. Os resultados apontaram que os alunos mesmo com uma base sobre o assunto tratado, ainda apresentam algumas dificuldades na relação entre o surgimento de possíveis doenças decorrentes de desastres como o que foi exposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IZABELLE CRISTINA GARCIA Rodrigues

Especialista em MBA em Gestão Hospitalar e em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Docente e Pesquisador no Centro Universitário Internacional Uninter.

RODRIGO BERTÉ

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Docente e Pesquisador no Centro Universitário Internacional Uninter.

IVANA MARIA SAES BUSATO

Doutora em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente e Pesquisador no Centro Universitário Internacional Uninter.

IVANA DE FRANÇA GARCIA

Especialista em MBA em Gestão Hospitalar e em Administração e Finanças pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Docente e Pesquisador no Centro Universitário Internacional Uninter.

JOÃO LUIZ COELHO RIBAS

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná. Docente e Pesquisador no Centro Universitário Internacional Uninter.

VERA LUCIA PEREIRA DOS SANTOS

Mestre em Morfologia – área de concentração em Biologia Celular pela Universidade Federal do Paraná. Docente e Pesquisador no Centro Universitário Internacional Uninter.

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Rodrigues, I. C. G., BERTÉ, R., BUSATO, I. M. S., GARCIA, I. D. F., RIBAS, J. L. C., & SANTOS, V. L. P. D. (2017). AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO INTEGRADOR: A INTER-RELAÇÃO ENTRE DESASTRES NATURAIS E A SAÚDE. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9), 308–317. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/795

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>