REVISÃO SOBRE A EFICÁCIA DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA COM TAMOXIFENO E A CORRELAÇÃO COM O GENE CYP2D6

Autores

  • MANOELA LUPEPSO DA SILVA Graduada em Biomedicina (UNIBRASIL).
  • ANA PAULA WEINFURTER LIMA Farmacêutica (UFPR), Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFPR), docente no Centro Universitário Internacional UNINTER e no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL).
  • JEANINE MARIE NARDIN Farmacêutica (UFPR), Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFPR), docente no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL).

Resumo

Nas últimas décadas observou-se um expressivo aumento da incidência e mortalidade por câncer de mama. Dados clínicos, epidemiológicos e experimentais demonstram que o risco do câncer está relacionado com a produção de esteroides sexuais, condições endócrinas que são moduladas pela função ovariana. Sendo assim, tem-se como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o que se conhece sobre a eficácia do tratamento do câncer de mama através de hormonioterapia, com tamoxifeno, relacionado com a expressão do gene CYP2D6, uma vez que este tem sido recomendado para pacientes com tumores que apresentem expressão dos receptores hormonais de ER (estrogênio) e/ou PR (progesterona). Em se tratando de diagnóstico precoce de câncer o exame clínico da mama (ECM) é parte fundamental. Este deve fazer parte do exame ginecológico, e constitui a base para a solicitação dos exames complementares. A escolha da terapia adjuvante é determinada por achados biológicos do tumor. Pode-se observar que a hormonioterapia caracteriza um tratamento eficaz por ter bom perfil de toxicidade, elevada eficácia e diversas opções terapêuticas. Esse tipo de terapia tem como base o uso de moduladores seletivos de receptor de estrógeno (SERM), como o tamoxifeno. Os resultados clínicos dessa terapia são influenciados por diversos fatores incluindo a expressão do genótipo CYP2D6.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Como Citar

SILVA, M. L. D., LIMA, A. P. W., & NARDIN, J. M. (2017). REVISÃO SOBRE A EFICÁCIA DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA COM TAMOXIFENO E A CORRELAÇÃO COM O GENE CYP2D6. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9), 214–233. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/787

Edição

Seção

Artigos