REVISÃO SOBRE A EFICÁCIA DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA COM TAMOXIFENO E A CORRELAÇÃO COM O GENE CYP2D6.

Autores

  • Ana Paula Weinfurter Lima Coimbra de Oliveira Formação: UFPR e UNINTER Atuação Profissional: UNIBRASIL, UNINTER
  • Manoela Lupepso
  • Jeanine Marie Nardin

Resumo

Nas últimas décadas observou-se um expressivo aumento da incidência e mortalidade por câncer de mama. Dados clínicos, epidemiológicos e experimentais demonstram que o risco do câncer está relacionado com a produção de esteroides sexuais, condições endócrinas que são moduladas pela função ovariana. Sendo assim, tem-se como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o que se conhece sobre a eficácia do tratamento do câncer de mama através de hormonioterapia, com tamoxifeno, relacionado com a expressão do gene CYP2D6, uma vez que este tem sido recomendado para pacientes com tumores que apresentem expressão dos receptores hormonais de ER (estrogênio) e/ou PR (progesterona). Em se tratando de diagnóstico precoce de câncer o exame clínico da mama (ECM) é parte fundamental. Este deve fazer parte do exame ginecológico, e constitui a base para a solicitação dos exames complementares. A escolha da terapia adjuvante é determinada por achados biológicos do tumor. Pode-se observar que a hormonioterapia caracteriza um tratamento eficaz por ter bom perfil de toxicidade, elevada eficácia e diversas opções terapêuticas. Esse tipo de terapia tem como base o uso de moduladores seletivos de receptor de estrógeno (SERM), como o tamoxifeno. Os resultados clínicos dessa terapia são influenciados por diversos fatores incluindo a expressão do genótipo CYP2D6.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Weinfurter Lima Coimbra de Oliveira, Formação: UFPR e UNINTER Atuação Profissional: UNIBRASIL, UNINTER

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (2002), especialização em Citologia Clínica (2005-ASPAFAR/CRF-PR) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Foi professora adjunta na - UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU por cinco anos, fazendo parte no NDE da IES e atuando como docente nos cursos de pós-graduação em Análises Clínicas e Enfermagem em UTI e emergência. Atualmente atua como tutora dos cursos de pós-graduação de Farmacologia e Interações medicamentosas e Farmácia Hospitalar do Centro Universitário Internacional - UNINTER. É professora colaboradora nos cursos da área de saúde da UNIBRASIL, com duas linhas de pesquisa ativas. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Citologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: citologia, microscopia, controle de qualidade, interpretação diagnóstica e critérios morfológicos.

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Lima Coimbra de Oliveira, A. P. W., Lupepso, M., & Nardin, J. M. (2018). REVISÃO SOBRE A EFICÁCIA DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA COM TAMOXIFENO E A CORRELAÇÃO COM O GENE CYP2D6. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9). Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/738

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)