Percepções de gestores do Sistema Único de Saúde brasileiro frente aos conceitos de educação em serviço, continuada e permanente

Autores

  • Josué Souza Gleriano Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ronayane Liticia da Silva Quinteiro Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Jadson Justi Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Vagner Ferreira do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ana Cláudia Pereira Terças Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Resumo

Três modalidades educacionais podem ser elos de promoção para o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional a educação em serviço, a continuada e a permanente. O objetivo foi descrever a percepção dos gestores de órgãos de saúde pública vinculados ao Sistema Único de Saúde brasileiro, no que tange às diferenças conceituais acerca da educação em serviço, continuada e permanente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada com a gestão em saúde e estabelecimentos de saúde pública. Percebe-se que a educação permanente, apesar de ser uma política de educação com abordagem mais recente, ainda encontra resistência para a sua implementação.

Palavras-chave: Educação continuada. Gestor de saúde. Serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Souza Gleriano, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Enfermeiro (UNIRP). Mestre em Saúde Coletiva (UniSantos). Pós graduado em nível Lato Sensu em Enfermagem na Atenção Básica com Ênfase na Saúde da Família e no Gerenciamento (FAMERP), Docência Superior (UGF) e Gestão em Saúde (UNEMAT). Auditoria em Serviços de Saúde (IR Albert Einstein) e Políticas de Saúde Informadas por Evidência (MS/HSL). Pesquisador e Extensionista no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento, Organização e Práticas, individual e coletiva, em Saúde - NEPEPS, e no Grupo de Pesquisa em Cultura, Política e Sociedade (UNEMAT). Professor Assistente no Departamento de Enfermagem - UNEMAT Tangará da Serra - Responsável pelas Disciplinas de Políticas de Saúde e Processo Saúde Doença, Evolução do Processo de Trabalho em Enfermagem, Administração em Enfermagem I e II. Coordena a Pós Graduação Lato Sensu em Gerenciamento da Atenção Primária. As pesquisas e extensão abrangem a área de Políticas e Práticas de Saúde direcionada à gestão e avaliação dos serviços de saúde, bem como avaliação e intervenção de enfermagem nos serviços de saúde e com a família. Dedica a estudos na formação de professores na área da saúde, em específico a medicina e enfermagem.

Ronayane Liticia da Silva Quinteiro, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso

Jadson Justi, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Docente da cadeira de Metodologia do Estudo e da Pesquisa e de Psicologia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Possui Mestrado acadêmico em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Especialização em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Fonoaudiologia (bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Parecerista de periódicos de renome nacional e internacional; Docente com dedicação exclusiva à pesquisa e ao ensino da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com ênfase em estudo e prática educativa nas áreas de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica, Construção da pesquisa acadêmica em suas diversas dimensões metodológicas (planejamento, elaboração e execução), Linguagens e competências técnicas da escrita científica, bem como atenção à Educação e a Saúde Humana.

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT(2008). Pós Graduado Lato Sensu em Saúde da Família - CESUR/Anhanguera(2008), Urgência/Emergência - IMP(2010) e Enfermagem do Trabalho - UFMS(2010). Mestre pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva(2012) através do Programa Interinstitucional(MINTER). Doutorando em Bioética (CUSC/ SP). Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Enfermagem - COREN/MT. Atualmente docente efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UNEMAT). Participa dos grupos de pesquisa CNPq: NESPROM (UnB); LEPS (UnB); Cultura, Política e Sociedade (UNEMAT) e Relações de gênero, Violências e Comunicação (UNEMAT). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento, Organização e Práticas (individual e coletiva) em Saúde (NPEPS). Tem experiência em: Enfermagem Comunitária, com ênfase em Ética/Bioética e Saúde Mental, nos seguintes temas: Adoecimento mental, Violência, Autonomia, Dignidade Humana, Terapias Integrativas e Complementares, ética em pesquisa e saúde do trabalhador.

Ana Cláudia Pereira Terças, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005). É especialista em Saúde Coletiva / Saúde da Família (2006) e Epidemiologia (2010). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2011). Doutora em Medicina Tropical pelo IOC/FIOCRUZ (2016). Docente do curso de Enfermagem, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra. Tem experiencia profissional em Docência de nível superior, ensino a distância, Saúde Pública, Vigilância em Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Epidemiologia, Doenças Transmissíveis e Saúde Indígena.

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Gleriano, J. S., Quinteiro, R. L. da S., Justi, J., Nascimento, V. F. do, & Terças, A. C. P. (2018). Percepções de gestores do Sistema Único de Saúde brasileiro frente aos conceitos de educação em serviço, continuada e permanente. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9). Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/724

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)