A importância da implantação das boas práticas de fabricação na indústria de alimentos

Autores

  • Camila Teodoro Veronezi
  • Cristiano Caveião

Resumo

RESUMO

A busca e o aperfeiçoamento pela qualidade dos alimentos, por exigência de consumidores e mercado, aumentam a procura por sistemas que possam proporcioná-la e, que também, sejam efetivos não só no quesito sanitário, mas na redução de perdas e no aumento da competitividade. As Boas Práticas de Fabricação (BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO) são um conjunto de procedimentos que, aplicados ao manuseio de alimentos, ajustam as empresas e estabelecimentos do setor alimentício a normas higiênico-sanitárias adequadas e aumentam a segurança e satisfaçam dos consumidores. Dessa forma, a aplicação desta ferramenta na indústria alimentar mostra-se como um fator indispensável no que tange a qualidade e a segurança na alimentação. O artigo faz uma breve explanação a evolução da qualidade, a qualidade nas indústrias de alimentos, legislação, com ênfase para as BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO, sua importância e implantação e ressalta que é um processo contínuo, sempre havendo adaptações e inovações que busquem a melhoria contínua dos produtos e dos processos.

Palavras chave: BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO. Alimentos. Qualidade. POP. APPCC.

 

ABSTRACT

The pursuit and improvement for food quality, due to consumers and market demand, increase the need for systems that can provide such quality not only sanitarily but also in reducing losses and increasing competitiveness. The Good Manufacturing Practices (GMPs) are a set of procedures that, applied to food handling, adjust food companies and restaurants to proper hygiene and sanitary rules as well as increase costumers safety and satisfaction. Thus, the implementation of such tool within the food industry seems a key factor regarding food quality and safety. The following article makes a brief explanation of quality evolution, food industry quality, legislation focusing on the GMPs, and its importance and implementation. It also emphasizes that it is a continuous process, which has adaptations and innovations that seek a non-stop product and process improvement.

Key words: GMPs. Food. Quality. POP. HACCP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Veronezi, C. T., & Caveião, C. (2016). A importância da implantação das boas práticas de fabricação na indústria de alimentos. Revista Saúde E Desenvolvimento, 8(4), 90–103. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/410

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>