A Importância De Procedimentos Operacionais Padrão (POP) Em Estabelecimento De Estética: Uma Análise De Aplicabilidade

Autores

  • Iuri Muller Natal
  • Wellington Fernando da Silva Ferreira
  • Elia Machado de Oliveira

Resumo

O procedimento operacional padrão (POP) é um método administrativo que melhora a qualidade dos produtos de empreendimento, de forma a reportar uma padronização integral das agilidades da organização, ao profissional de estética é fundamental seu conhecimento em estabelecimentos/clinicas de estítica, qual é integrante gerencial. Objetivo: Identificar aspectos de interfaces acerca da necessidade de estruturação de procedimentos padrão e suas aplicabilidade em clinicas/estabelecimentos de estética. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura de caráter explora­tório, com abordagem qualitativa, realizou-se com busca de estudos em periódicos na­cionais em plataforma de dados, publicados entre os anos de 2008 ao primeiro semestre de 2017, com amostra final constituída por 15 artigos científicos comple­tos. Os resultados obtidos demonstram intercessão entre os aspectos do processo de padronização e qualidade, prestação de serviço do profissional de estética, abarcando suas dimensões na contemporaneidade. Foram classificados os artigos através do destaque relacionado à pesquisa, quais, nos estudos avaliados, dividindo-se, entre aspectos qualidade assistencial, procedimentos clínicos, gestão institucionais, evidencia-se, ainda a escassez de estudos acerca da temática, contudo, identificados em grande parte das regiões do pais com predominância no sul e sudeste do Brasil, em linhas gerais, ressaltaram-se, trabalhos científicos voltados a eixos fundamentais: gestão de qualidade, saberes e pratica inerente a estética. A reflexão e compreensão dos aspectos de interfaces acerca da necessidade de estruturação de procedimentos padrão e sua aplicabilidade em clinicas/estabelecimentos de estética, estimulando e evidenciando a importância do profissional esteticista e estratégias, propostos e arquitetados como objetivos foram alcançados, e seus resultados, através desta investigação apresentam relevância social, profissional e acadêmica.

 

Palavras-chave: Qualidade; Confiabilidade; Procedimento Operacionais Padrão, Gestão Organizacional; Profissional de Estática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-21

Como Citar

Natal, I. M., da Silva Ferreira, W. F., & de Oliveira, E. M. (2019). A Importância De Procedimentos Operacionais Padrão (POP) Em Estabelecimento De Estética: Uma Análise De Aplicabilidade. Revista Saúde E Desenvolvimento, 12(13), 147–158. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/1003

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)