Água juridicamente sustentável: um estudo sobre a educação ambiental como instrumento de efetividade do programa de conservação e uso racional da água nas edificações de Curitiba/PR

Autores

  • Simonia Aparecida de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22292/mas.v1i1.63

Resumo

A questão da escassez de água é uma preocupação central de todas as nações na atualidade. Por essa razão, observa-se que diversas cidades brasileiras vêm implementando programas relacionados à preservação de recursos hídricos. A cidade de Curitiba, Paraná, criou, através da Lei Municipal nº 10.785/2003, o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações (Purae). Assim, o presente artigo objetiva analisar as exigências legais do Purae do município de Curitiba, Paraná, discutindo a importância da educação ambiental para a efetividade do Programa. A metodologia empregada é a pesquisa exploratório-bibliográfica, alicerçada nos conceitos de sustentabilidade, na doutrina e legislação ambiental. Infere-se que o Purae é um programa importante para a cidade, para sua otimização são necessários maior divulgação e engajamento da sociedade civil aos valores ambientais ressaltados pelo Programa – de conservação, uso racional da água e busca de fontes alternativas de água para fins não potáveis.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Água. Leis ambientais. Educação ambiental.

Biografia do Autor

Simonia Aparecida de Souza

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

SOUZA, S. A. de. Água juridicamente sustentável: um estudo sobre a educação ambiental como instrumento de efetividade do programa de conservação e uso racional da água nas edificações de Curitiba/PR. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 93–113, 2012. DOI: 10.22292/mas.v1i1.63. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/63. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo