Sobre a Revista

Foco e Escopo

  • Trata-se de um periódico semestral que objetiva constituir-se em um instrumento de comunicação, divulgação e intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de pesquisas no Campo do Meio Ambiente.

Missão

Publicar e disseminar produtos do trabalho científico que sejam relevantes para a Questão Ambiental, provenientes das atividades de ensino e pesquisa oriundos da produção de docentes e pesquisadores.

A Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade está aberta a colaborações nacionais e internacionais

Público alvo

O público-alvo é composto por acadêmicos: professores, pesquisadores e estudantes das áreas referidas.

Refere-se, portanto, a um público que busca informações precisas e aprofundadas sobre os temas de seu interesse. Por isso, a Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade terá como foco materiais que tratem os conteúdos com determinada profundidade de análise e complexidade científica.

Políticas de submissão

A Revista é uma publicação semestral que aceita para publicação trabalhos de pesquisa cujo principal requisito é que ele seja de fato um veículo de contribuição científica. Por isso, entende-se que:

  • O desenvolvimento do artigo deve ser consistente, embasado em princípios de construção científica do conhecimento;
  • O tema tratado deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida;
  • Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores;
  • Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da revista e avaliação dos pares;
  • Deverá constar, no final dos trabalhos, o endereço completo, afiliação, telefone e e-mail, para encaminhamento de correspondências pela Comissão Editorial.

Tipos de documentos aceitos para publicação

A Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade aceita para publicação:

  • Artigos de desenvolvimento teórico;

Os artigos de desenvolvimento teórico são embasadosem pesquisa bibliográfica, propondo novos modelos e interpretações de fatos relevantes para a comunidade acadêmica.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos enviados para avaliação devem ser inéditos e não estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação ou evento.

O processo de avaliação consta de três etapas:

  • Avaliação preliminar pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e área temática;
  • Encaminhamento ao Conselho Científico da revista para aval de publicação. Aqui é feita a avaliação por pares, que consiste em uma avaliação efetuada por um professor cuja área de atuação coincide com o tema de pesquisa abordado pelo trabalho a ser avaliado. Assim, esse professor, que deverá ter a titulação de doutor, podendo ser um professor da instituição ou professor ad hoc, dá o parecer que a revista envia ao autor;
  • Revisão gramatical e ortográfica, bem como bibliográfica.

Critérios a serem considerados para avaliação:

  • Qualidade da redação e domínio da língua;
  • Qualidades no conteúdo apresentado: clareza na exposição das idéias, articulação entre as proposições, explicações claras para o leitor;
  • Referencial teórico-conceitual: deve refletir o conhecimento na área determinada;
  • Estrutura do texto: Introdução/Apresentação, Fundamentação teórica e desenvolvimento, Discussão e resultados;
  • Tema: deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida;
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usar fonte Candara de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Apartir do mês de agosto de 2021 serão avaliados somente artigos que atingirem de 10 a 15 páginas de conteúdo (sem as referências).
  • Por gentileza, solicitamos, a indicação de até 4 (quatro) nomes (mestres ou doutores) para avaliação do vosso trabalho.

    - Os quatro nomes devem ser enviados em arquivo separado (doc ou docx), a ser anexado no ato da submissão.
    - As seguintes informações devem constar no arquivo:
    Nome completo do avaliador:
    E-mail:
    Link para o Curriculum Lattes:

    *Por ser uma avaliação às cegas e visando uma avaliação sem conflito de interesses, as indicações não devem tem conhecimento prévio da pesquisa, assegurando uma avaliação imparcial.

    Outra informação importante é verificar, nos artigos anteriores publicados pela Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, quando há artigos que servem como referência (citação na bibliografia) para seu artigo.

Os autores podem acompanhar todos os passos da avaliação pelo sistema, basta eles estarem cadastrados. 

Periodicidade

A Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade é semestral, com publicações de dois números anuais, jan./jun. e jul./dez.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.