Obtenção e aproveitamento do gicerol durante a produção de biodiesel em um aparato experimental de escalada de bancada a partir de óleos de girassol e soja descartados

Autores

  • Thiago Pereira Bueno
  • Joel Dias da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22292/mas.v1i1.61

Resumo

Dentre as características do glicerol, destacam-se as propriedades de ser um líquido oleoso, incolor, viscoso e de sabor doce, solúvel em água e álcool em todas as proporções, pouco solúvel em éter, acetato de etila e dioxano e insolúvel em hidrocarbonetos. Devido à combinação de propriedades físico-químicas como não toxicidade, ausência de cor e odor, o glicerol é uma substância com grande variedade de aplicações. Diante desse cenário, procurou-se destacar aplicações para o glicerol a partir do biodiesel, através de um reator de transesterificação em escala de bancada, utilizando óleo de girassol e óleo de soja descartados. Durante todo o processo, a temperatura foi mantida entre 55 e 60°C, totalizando 60 minutos e garantido uma reação completa, gerando, desse modo, o biodiesel e coproduto de interesse (glicerina). O resultado do estudo mostra que é possível preparar derivados da glicerina com excelentes seletividades e sob condições reacionais brandas, revelando uma gama de opções para o aproveitamento do material.

Palavras-chave: Biodiesel. Óleo vegetal. Glicerol. Aproveitamento.

Biografia do Autor

Thiago Pereira Bueno

Joel Dias da Silva

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

BUENO, T. P.; SILVA, J. D. da. Obtenção e aproveitamento do gicerol durante a produção de biodiesel em um aparato experimental de escalada de bancada a partir de óleos de girassol e soja descartados. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 61–72, 2012. DOI: 10.22292/mas.v1i1.61. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/61. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo