Impacto socioambiental da implantação de sistema silvipastoril em propriedades familiares em Rondônia / Environmental impact of the implementation of silvopastoral system in family farms in Rondônia

Autores

  • André de Almeida Silva Unicentro
  • Ana Karina Dias Salman EMBRAPA/RO
  • Angelo Mansur Mendes EMBRAPA/RO
  • Zenildo Ferreira Holanda Filho EMBRAPA/RO

DOI:

https://doi.org/10.22292/mas.v7i3.329

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho avaliar os impactos socioambientais da implantação de sistema Silvipastoril em unidades de produção familiar localizadas no estado de Rondônia. As informações das propriedades foram levantadas com a aplicação de questionários, cujos dados foram tabulados em planilhas (MS Excel®) para posterior composição de indicadores, utilizando-se o sistema de avaliação de impacto socioambiental de inovações tecnológicas (AMBITEC). Nesse caso, os indicadores são organizados em matrizes ponderadas onde são inseridos os coeficientes de alteração, que são determinados de acordo com o grau de alteração da variável, levando-se em consideração o espaço no qual ocorre o impacto. Ao inserir o coeficiente de alteração de variável à matriz, calcula-se o coeficiente de impacto médio ponderado que compõe o índice geral de impacto.  Após inserção dos coeficientes de alteração se obteve um índice de impacto ecológico de 0,87 e para o índice de impacto social 2,35. Sendo a ‘’capacidade do solo’’ (µ = 10,41), ‘’biodiversidade’’ (µ = 1), ‘’Qualidade da água’’ (µ = 9,0) e ‘’recuperação’’ (µ = 0,7), os indicadores que mais contribuíram do índice ecológico. Os demais apresentaram valores negativos, tais como: ‘’Uso de energia’’ (µ = -2.5), ‘’Uso de de insumos agrícolas’’ (µ = -2), ‘’Uso de insumos veterinários’’ (µ = -1,8) e ‘’Atmosfera’’ (µ = 0,23). Já para índice de impacto social, a disposição de resíduos (µ = 8,33), dedicação e perfil do responsável (µ = 6,54), valor da propriedade (µ = 5,25) e a capacitação (µ = 5,5) foram os que tiveram maior contribuição na composição do índice social; os indicadores “Segurança e saúde ocupacional”, “Saúde ambiental e ocupacional” e a ‘’Qualidade de emprego’’ praticamente não se alteraram. Esses resultados permitem concluir que a implantação dos sistemas silvipastoris teve impacto sócio-ambiental positivo para as unidades produtivas familiares.

Biografia do Autor

André de Almeida Silva, Unicentro

Ana Karina Dias Salman, EMBRAPA/RO

Zootecnista, D.Sc., Pesquisadora, Embrapa Rondônia

Angelo Mansur Mendes, EMBRAPA/RO

Pesquisador, Embrapa Rondônia

Zenildo Ferreira Holanda Filho, EMBRAPA/RO

Engenheiro Agrônomo, M.Sc., Analista, Embrapa Rondônia

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

SILVA, A. de A.; SALMAN, A. K. D.; MENDES, A. M.; FILHO, Z. F. H. Impacto socioambiental da implantação de sistema silvipastoril em propriedades familiares em Rondônia / Environmental impact of the implementation of silvopastoral system in family farms in Rondônia. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 469–489, 2014. DOI: 10.22292/mas.v7i3.329. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/329. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo