Avaliação da cogeração de energia e o seu monitoramento através da carta de controle em unidade de tratamento de esgoto, em Itabuna-BA / Cogeneration evaluation of sewage treatment plant in Itabuna-BA

Autores

  • Jefferson de Oliveira Cruz UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz/PRODEMA - Progra de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.
  • Angelo Marcos Santos de Lucena FTC-Faculdade de Tecnologia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.22292/mas.v7i3.326

Resumo

Com o crescimento de preços da energia no mundo, o aproveitamento energético de matérias orgânicas se traduz como alternativa, por ser renovável passível de ser armazenada, sua geração controlada pode não somente fomentar o desenvolvimento de regiões, como alavancar empresas. Itabuna possui um índice no atendimento de coleta na ordem de 72,50 % e de 14,90 % no tratamento, podendo comprometer a cogeração energética na Estação de Tratamento de esgoto (ETE). Objetiva-se avaliar o potencial de produção de biogás em uma ETE com vistas à conversão em energia elétrica, indicando alternativas de utilização e propõe o controle estatístico do processo (CEP) através da Carta de Controle. Estimou-se a capacidade de geração do biogás de um Digestor Anaeróbio de Fluxo Ascendente (DAFA) com unidade de pós-tratamento do tipo Lodo Ativado com capacidade para atender 167.400 habitantes. A metodologia tem base em modelos matemáticos de dimensionamento, parâmetros sugeridos na literatura e pesquisas já elaboradas inerentes a cogeração conforme o projeto. A ETE produzirá com o DAFA cerca de 20,4 l.hab-1.d-1 de biogás, sendo desta quantia 18,72 l.hab-1.d-1 somente metano, considerando a purificação e a perda de potencial energético em 35,00 % com a dissolução de metano no efluente. O pós-tratamento por lodos ativados resultou na produção adicional de biogás ao DAFA de 1,19 l.hab-1.d-1. O sistema como um todo resultou na produção de 19,91 l.hab-1.d-1 de metano, atingindo um potencial energético de 2,38 W.hab-1.d-1 suprindo parcialmente a ETE. O CEP demonstra ser um instrumento sensível para perceber possíveis instabilidades no sistema proposto.

Biografia do Autor

Jefferson de Oliveira Cruz, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz/PRODEMA - Progra de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Angelo Marcos Santos de Lucena, FTC-Faculdade de Tecnologia e Ciências

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

CRUZ, J. de O.; LUCENA, A. M. S. de. Avaliação da cogeração de energia e o seu monitoramento através da carta de controle em unidade de tratamento de esgoto, em Itabuna-BA / Cogeneration evaluation of sewage treatment plant in Itabuna-BA. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 344–365, 2014. DOI: 10.22292/mas.v7i3.326. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/326. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo