Proposta para proteção das águas subterrâneas na região de Ribeirão Preto-SP / Proposal for protection of groundwater in Ribeirão Preto-SP

Autores

  • Saulo Tarso Ferreira UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.22292/mas.v7i3.293

Resumo

Em conformidade com os diplomas legais, que preconizam o gerenciamento dos recursos hídricos a partir do princípio da unidade do ciclo hidrológico, e procurando-se dar subsídios à Administração Pública Municipal, é que se faz esta proposta de proteção às águas subterrâneas em Ribeirão Preto-SP, mais especificamente às do Aquífero Guarani.

Baseada em dados preexistentes, a metodologia possibilita rápida execução da carta de localização dos poços tubulares profundos, combinada com a carta de profundidade da água subterrânea e o mapa geológico, com custo irrelevante e interpretação relativamente simples, bem como viabiliza linguagem compreensível, objetiva e convincente para se comunicar com a Administração Pública Municipal. Ela também propicia a visualização da dinâmica exploratória dessa água e do consequente impacto no meio ambiente.

Sugere-se a continuidade do trabalho em escala maior, sempre em sintonia com a legislação ambiental, que deve dar embasamento seguro e perspectiva ampla a todo movimento em defesa do meio ambiente e, por conseguinte, em defesa da qualidade de vida.

 

Palavras-chave: Águas subterrâneas. Impacto Ambiental. Área de Proteção Ambiental. Gestão de Recursos Hídricos. Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Saulo Tarso Ferreira, UNINTER

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

FERREIRA, S. T. Proposta para proteção das águas subterrâneas na região de Ribeirão Preto-SP / Proposal for protection of groundwater in Ribeirão Preto-SP. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 308–329, 2014. DOI: 10.22292/mas.v7i3.293. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/293. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo