Racionalidade ambiental e sustentabilidade do subdesenvolvimento / Environmental rationality and sustainability of the under development

Autores

  • José Edmilson de Souza-Lima UNICURITIBA
  • Tiago Sofiati de Barros Carvalho UNICURITIBA

DOI:

https://doi.org/10.22292/mas.v7i3.290

Resumo

O presente artigo se propõe a estabelecer um diálogo entre os elementos constitutivos da racionalidade ambiental de Enrique Leff e a obra de Procópio (2011), Subdesenvolvimento Sustentável, que contempla a descrição da situação socioambiental da Amazônia diante das atividades econômicas locais. Com a identificação da racionalidade ambiental, objetiva-se verificar se a sustentabilidade amazônica valida o titulo da obra. Trata-se de um trabalho investigativo e bibliográfico cuja análise dos resultados sobre as atividades econômicas permitirá a demonstração ou não de uma lógica ecológica sobre estas práticas. Os elementos selecionados participação social, ecotecnologia, preservação dos recursos naturais e resgate das culturas tradicionais foram extraídos de artigos que contemplavam a discussão acerca da racionalidade ambiental e a apropriação do conceito de “desenvolvimento sustentável” pelas organizações empresariais. Conclui-se que a ausência dos elementos constitutivos da racionalidade ambiental nos achados da pesquisa sobre a Amazônia é um indicador de que se perpetua na Amazônia um modelo de “subdesenvolvimento sustentável”.

Biografia do Autor

José Edmilson de Souza-Lima, UNICURITIBA

Pesquisador e docente do Mestrado em Direito (UNICURITIBA).

Tiago Sofiati de Barros Carvalho, UNICURITIBA

Biólogo e especialista em Direito Ambiental. Acadêmico de Direito no UNICURITIBA.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

DE SOUZA-LIMA, J. E.; SOFIATI DE BARROS CARVALHO, T. Racionalidade ambiental e sustentabilidade do subdesenvolvimento / Environmental rationality and sustainability of the under development. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 540–560, 2014. DOI: 10.22292/mas.v7i3.290. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/290. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo