Externalidades do setor sucroalcooleiro: inserção de centrais cogeradoras a bagaço de cana / Sugarcane sector externalities: insertion of cogeneration centrals by sugarcane waste

Autores

  • Andressa Lemes Proque Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22292/mas.v7i3.258

Resumo

A discussão na literatura acerca dos potenciais e externalidades da utilização da biomassa para cogeração de energia elétrica é extensa. O objetivo desse trabalho, de caráter exploratório e de cunho teórico, é discutir as principais externalidades ambientais, econômicas e sociais do setor sucroalcooleiro, diante da utilização do bagaço de cana-de-açúcar como insumo energético, no Estado de São Paulo. Efeitos negativos são consideráveis sobre os preços dos alimentos, mudanças no uso da terra e perda de biodiversidade. Efeitos positivos, mediante menor dependência dos combustíveis fósseis, são elencados. A expansão da produção de cana não traz vantagens de redução em emissões de gases poluentes, devido à queima da cana na colheita e destruição de ecossistemas naturais.

Biografia do Autor

Andressa Lemes Proque, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2011), atuou como bolsista do CNPq na referida instituição. Mestranda em Economia na Universidade Federal da Bahia. Atua no grupo de pesquisas Estudos em Economia da Energia.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

PROQUE, A. L. Externalidades do setor sucroalcooleiro: inserção de centrais cogeradoras a bagaço de cana / Sugarcane sector externalities: insertion of cogeneration centrals by sugarcane waste. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 446–468, 2014. DOI: 10.22292/mas.v7i3.258. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/258. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo