Variação espacial na estrutura da ictiofauna em Dois Riachos na Bacia do Rio Pirapó / Spatial variation in the structure of ichthyofauna on Two Streams in Pirapó River Basin

Autores

  • Fagner de Souza Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá
  • Claudimar Jean dos Santos Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá.
  • Nadayca Thayane Bonani Mateussi Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá.
  • Lino Abdelnour Zuanon Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá.
  • Renata Rúbia Ota Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.22292/mas.v7i3.237

Resumo

Vários fatores podem influenciar na estrutura espacial de uma assembleia ictiofaunística, que podem ser de origem natural ou de origem antrópica. Os impactos de origem antrópicas são de extrema importância pois afetam de forma intermitente os ambientes aquáticos. Neste sentido,testamos a hipótese de que córregos mais próximos à áreas urbanas sofrem mais impactos do que os mais distantes, os quais influenciam negativamente os parâmetros ecológicos de diversidade de espécies. Nossos objetivos foram de realizar um levantamento rápido da assembleia de peixes em dois córregos na bacia do alto rio Pirapó, relacionando-o com os impactos antrópicos causados em uma dimensão espacial. Para isso, realizamos um levantamento com três pontos de amostragem (montante, médio curso e jusante). Em cada córrego e realizamos comparações estruturais entre os parâmetros biométricos, de biomassa e bióticos. Foram coletados 357 indivíduos, pertencentes a 11 espécies. Os maiores valores biométricos e de biomassa, nas espécies que co-ocorrem entre os córregos, foram no córrego Indaiá, exceto para duas espécies. O córrego Ipiguá apresentou maiores valores na riqueza e nos índices de diversidade de espécies. Estes valores podem estar relacionados aos impactos antrópicos gerados nos locais mais próximos às áreas urbanas, influenciando a disponibilidade de habitats e a biodiversidade. Foram constatados impactos negativos na comparação entre os corpos d’água, sugerindo que estes ambientes devem receber uma atenção dos órgãos governamentais e da sociedade.

Biografia do Autor

Fagner de Souza, Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá

Claudimar Jean dos Santos, Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá.

Nadayca Thayane Bonani Mateussi, Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá.

Lino Abdelnour Zuanon, Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá.

Renata Rúbia Ota, Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Coleção Ictiológica do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

SOUZA, F. de; SANTOS, C. J. dos; MATEUSSI, N. T. B.; ZUANON, L. A.; OTA, R. R. Variação espacial na estrutura da ictiofauna em Dois Riachos na Bacia do Rio Pirapó / Spatial variation in the structure of ichthyofauna on Two Streams in Pirapó River Basin. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 366–382, 2014. DOI: 10.22292/mas.v7i3.237. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/237. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo