A NAÇÃO EM TEMPOS DE DECEPÇÕES E DESILUSÕES

  • Guilherme Carvalho UFPR

Resumo

RESUMO

Esta resenha traz uma análise da construção de nação a partir da leitura do filme “Terra estrangeira” dos diretores brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas. Verifica-se uma relação entre uma conjuntura político-econômica entre o filme e a realidade português e brasileira, a qual também aponta questões históricas que contribuem para a construção de um autorretrato extremamente crítico e pessimista a partir da trajetória das personagens.

Palavras chave: Cinema brasileiro. Nação. Cultura.

  ABSTRACTThis review brings a nation’s building analysis about "Foreign Land" the Brazilian movie from Walter Salles and Daniela Thomas.It is a relationship between a political and economic condition between the movie and the Portuguese and Brazilian reality consideringalso the historical issues contributing to building a highly critical and pessimistic self-portrait from the characters trajectory.

Key words: Brazilian Cinema. Nation. Culture.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Carvalho, UFPR
Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Atualmente é professor de jornalismo do Centro Universitário Uninter.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

BORGES, Danielle. A retomada do cinema brasileiro: uma análise da indústria cinematográfica nacional (de 1995 a 2005). Dissertação, 2007. (Doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona)

GATTI, André Piero. Embrafilme e o cinema brasileiro [recurso eletrônico].

São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2007.

JORGE, Marina Soler. A imagem da nação em Terra Estrangeira. Disponível em: < http://www3.usp.br/rumores/artigos.asp?cod_atual=79>. Acesso em: 12 out. 2012.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1994.

TERRA Estrangeira. Direção: Walter Salles e Daniela Thomas, Produção: Flávio R. Tambellini e António da Cunha Telles. São Paulo/Lisboa: Videofilmes e Animatografo, 1995, 1 DVD.

Publicado
2015-12-18
Seção
Resenha