VIVÊNCIAS RECORRENTES DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA DURANTE A QUIMIOTERAPIA

Autores

  • CAMILA VASCONCELOS CARNAÚBA LIMA
  • WESLEM MARTINS SANTOS

Resumo

Mudanças físicas e psicológicas frequentemente ocorrem em pacientes com câncer durante o tratamento quimioterápico e, portanto, faz-se necessário compreender como se dá tal experiência. O objetivo foi levantar relatos de mulheres com câncer de mama identificando vivências comuns sobre queixas, problemas emoções e sentimentos durante esse período bem como condições do tratamento que afetam as relações sociais e que favorecem a adesão do tratamento e o enfrentamento do câncer. O método utilizado foi um estudo qualitativo, transversal e descritivo com 10 mulheres diagnosticadas recentemente com câncer de mama e estão em quimioterapia. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os dados levantados foram comparados com resultados de estudos da literatura que abordam o tema. Os resultados apontaram que as participantes vivenciam dificuldades relacionadas às reações adversas; melhorias e prejuízos nos relacionamentos sócio-afetivos; uso de fé, “força” e pensamentos positivos; manutenção da autoestima; e emoções/sentimentos ansiosos e deprimidos. A conclusão demonstrou que as informações desse estudo podem contribuir para a construção de estratégias de intervenção psicológica e multiprofissional que beneficiem os serviços psicossociais de oncologia, além de fomentar a discussão sobre assistência a esse grupo visando a uma quimioterapia integrada, que incremente a esse tratamento amplas possibilidades terapêuticas contemplando a qualidade de vida dessas usuárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CAMILA VASCONCELOS CARNAÚBA LIMA

Psicóloga pós-graduada pelo Programa de Residência Multiprofissional no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

WESLEM MARTINS SANTOS

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

LIMA, C. V. C., & SANTOS, W. M. (2017). VIVÊNCIAS RECORRENTES DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA DURANTE A QUIMIOTERAPIA. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9), 5–20. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/798

Edição

Seção

Artigos