A FITOTERAPIA ENTRE ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS DA VIDA

Autores

  • ANDREA MOREIRA BASTOS DE FARIA Farmacêutico graduados pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.
  • TIAGO BARCELOS VALIATTI Farmacêutico graduados pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.
  • AMANDA ALMEIDA DE OLIVEIRA Farmacêutico graduados pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.
  • JEFERSON DE OLIVEIRA SALVI Farmacêutico, Mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicada a Saúde, Docente do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Resumo

Este estudo teve como intuito avaliar o conhecimento sobre plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos em uma instituição de ensino superior da Região Norte do Brasil. Para amostragem probabilística considerou-se como critério de inclusão a participação de indivíduos das áreas das ciências biológicas, totalizando uma população de 919 pessoas, destes 261 compuseram a amostra. Dos entrevistados 103 eram acadêmicos do Curso de Farmácia e 158 pertenciam aos demais cursos entrevistados. Resultados indicam que as variáveis, conhecimento do termo “Fitoterapia” e uso de plantas medicinais, estão associadas ao curso de origem dos entrevistados (p=0.0001 e p=0.0359, respectivamente), enquanto que, ter a planta medicinal na residência encontra-se dissociado do curso de procedência (p=0.6428). Apenas um quinto da amostra já recebeu alguma prescrição profissional e a legalidade da prescrição, segundo os entrevistados, é de atribuição dos médicos, seguidos pelos farmacêuticos e biomédicos. Expressiva maioria (90%) não soube definir as práticas integrativas e complementares, muito embora mais da metade tenha concordado que a fitoterapia faz parte do sistema único de saúde (SUS). O conhecimento avaliado, principalmente em relação à formação profissional, revelou a necessidade de estratégias intervencionistas junto aos cursos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Como Citar

FARIA, A. M. B. D., VALIATTI, T. B., OLIVEIRA, A. A. D., & SALVI, J. D. O. (2017). A FITOTERAPIA ENTRE ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS DA VIDA. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9), 198–213. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/786

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)