CUIDADOS PÓS-ALTA EM PACIENTES IDOSOS COM SEQUELAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: PLANEJAMENTO DE ALTA HOSPITALAR

Autores

  • Edilaine Cristina de Oliveira Enfermeira, pelo Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.
  • Wellington Fernando da Silva Ferreira Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia pela Faculdade Unyleya de Brasília-DF.
  • Edina Correia de Oliveira Enfermeira, Especialista, Mestranda em Educação pela Universidad de la Empresa - UDE - Uruguai, Docente titular da Coordenação de Estágio em Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.
  • Denecir de Almeida Dutra Geógrafo, Doutor em Geografia da Saúde pela Universidade Federal do Paraná UFPR, Docente titular no Departamento de Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Resumo

Introdução: O índice da população idosa vem aumentado significativamente nas últimas décadas, e como consequência do envelhecimento tem elevado o índice das doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas, destacam-se o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que caracteriza – se pela lesão súbita decorrente da deficiência ou extravasamento de suprimento sanguíneo para o cérebro. Objetivo: Evidenciar a importância da implementação de alta hospitalar realizada pelo profissional enfermeiro, para os cuidadores familiares de pacientes idosos com sequelas de AVC. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática de caráter explora¬tório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos na¬cionais: SCIELO, LILACS, BIREME, BVS, publicados entre os anos 2009 e 2016, e amostra final constituída por 19 artigos científicos comple¬tos. Resultados: Constatou-se através do estudo que a maioria dos cuidadores familiares não recebe orientações de como realizar os cuidados domiciliares durante o período de hospitalização, ou seja, não é realizado o planejamento de alta hospitalar, fator esse que implica nas diversas dificuldades apresentadas por esses cuidadores. Conclusão: Evidenciou-se a importância do enfermeiro na implementação da alta hospitalar, é essencial que o profissional utilize de suas habilidades como educador para orientar os cuidadores familiares ainda durante o período de hospitalização, assegurando um cuidado humanizado, promovendo o bem-estar, a qualidade de vida e a recuperação do paciente.
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral, Cuidadores familiares, Planejamento, Alta hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Cristina de Oliveira, Enfermeira, pelo Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Enfermeira, pelo Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Wellington Fernando da Silva Ferreira, Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia pela Faculdade Unyleya de Brasília-DF.

Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia pela Faculdade Unyleya.

Edina Correia de Oliveira, Enfermeira, Especialista, Mestranda em Educação pela Universidad de la Empresa - UDE - Uruguai, Docente titular da Coordenação de Estágio em Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Enfermeira, Especialista, Docente titular da Coordenação de Estágio em Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Denecir de Almeida Dutra, Geógrafo, Doutor em Geografia da Saúde pela Universidade Federal do Paraná UFPR, Docente titular no Departamento de Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Geógrafo, Doutor em Geografia da Saúde pela Universidade Federal do Paraná UFPR, Docente titular no Departamento de Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Oliveira, E. C. de, Ferreira, W. F. da S., Oliveira, E. C. de, & Dutra, D. de A. (2018). CUIDADOS PÓS-ALTA EM PACIENTES IDOSOS COM SEQUELAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: PLANEJAMENTO DE ALTA HOSPITALAR. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(9). Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/733

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>