Qualidade de vida de pessoas com doença renal crônica: uma revisão integrativa

Autores

  • Elionara Teixeira Boa Sorte
  • Ana Paula Modesto

Resumo

A Doença Renal Crônica acarreta mudanças bruscas no cotidiano dos pacientes acometidos por essa patologia, isso devido às limitações no que se refere à alimentação e às atividades diárias, bem como ao penoso tratamento, o que traz repercussões para sua qualidade de vida. O objetivo do estudo foi identificar o estado da arte das publicações sobre qualidade de vida de pessoas com doença renal crônica. As fontes foram artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde, no período de 2004 a 2014. Em um universo de 48 resumos consultados, foram selecionados 16 textos completos. Os resultados revelaram baixos escores de qualidade de vida, principalmente no domínio “aspectos físicos”, sendo o domínio “aspecto social” aquele de melhor escore. Os idosos representaram os pacientes com menores níveis de qualidade de vida, visto que as fragilidades impostas pelo tratamento são exacerbadas pelas alterações próprias do envelhecimento. Apesar das limitações, o tratamento dialítico representa única forma de sobrevivência e as alterações provocadas nas atividades diárias trazem repercussões negativas para saúde física, mental e social, o que afeta diretamente a qualidade de vida desses pacientes. Assim, o cuidado dispensado aos pacientes renais deve considerar seus aspectos socioeconômicos e culturais, bem como as condições físicas, mentais e suas co-morbidades, para que tanto as orientações quanto o tratamento seja efetivo e possibilite uma melhor qualidade de vida a essas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elionara Teixeira Boa Sorte

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pós-graduada em Nefrologia pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora substituta do Departamento de Educação - Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Boa Sorte, E. T., & Modesto, A. P. (2014). Qualidade de vida de pessoas com doença renal crônica: uma revisão integrativa. Revista Saúde E Desenvolvimento, 6(3), 154–166. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/335

Edição

Seção

Artigos