HLA, uma questão de frequências entre as diferentes populações

Autores

  • Anadilton Santos Hora

Resumo

RESUMO

 

Este trabalho é uma revisão de literatura que foi construída por meio de pesquisas em bases de dados a saber: Medline, PubMed, Lilacs, Ovid, Science Direct, BioMed Central e High Wire Current Contents, Web of Science, Scielo/Brasil, Periódicos CAPES, e referências de artigos relevantes; inúmeros artigos foram identificados por meio de pesquisas e diversos atores foram selecionados. Para a seleção de referências nas bases de dados de idioma português e sua correspondência em inglês, foram incluídas combinações de "HLA", "MHC", "genética", "polimorfismo", "haplótipo", "Ligação genética", "frequência", e genes e produtos de genes (por exemplo, HLA-A, B, DR, e DQ).

 

ABSTRACT

This paper is a literature review which was built through research in databases namely: Medline, PubMed, Lilacs, Ovid, Science Direct, BioMed Central and High Wire Current Contents, Web of Science, SciELO / Brazil, CAPES Journal , and relevant articles references; several articles have been identified through research and several actors were selected. For the selection of information in the Portuguese database and its correspondence in English, have been included combinations of "HLA", "MHC", "genetic", "polymorphism", "haplotype", "genetic connection", "frequency" and genes and gene products (for example HLA-A, B, DR and DQ).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anadilton Santos Hora

Saude Coletiva

O complexo HLA (Human Leukocyte Antigens) é a região com maior densidade de genes relacionados de todo o genoma humano. O extenso polimorfismo e o desequilíbrio de ligação existente entre diferentes loci do sistema HLA têm sido amplamente utilizados como marcadores genéticos em estudos antropológicos. As frequências alélicas e haplotípicas dos loci HLA variam entre as diferentes populações e grupos étnicos. Os genes do sistema HLA têm demonstrado serem mais similares entre populações com origens comuns. O Brasil apresenta uma grande mistura racial e originou-se, principalmente, de caucasóides de origem européia, africanos e índios. E a Bahia é uma região de intensa migração e confluência. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a função, a nomenclatura e os métodos de detecção do polimorfismo HLA e relatar a distribuição da frequência de HLA, dentro de nossa população que é multi-racial. Os dados utilizados como metodologia para esta revisão foram identificados por pesquisas de PubMed, Medline, Current Contents, e referências de artigos relevantes; inúmeros artigos foram identificados através de pesquisas de os arquivos extensos dos autores. Em conclusão, muitos estudos têm demonstrado estatísticas as frequências entre e HLA de classe I e II, e moléculas para uma variedade de complexos. O principal trabalho que temos pela frente é proporcionar conclusivos dados genéticos e funcionais para suportar um papel para HLA, além de permitir a compreensão da distribuição dos antígenos HLA na população.

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

Hora, A. S. (2014). HLA, uma questão de frequências entre as diferentes populações. Revista Saúde E Desenvolvimento, 6(3), 115–137. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/220

Edição

Seção

Artigos