Sobre a Revista

Foco e Escopo

Serão considerados para publicação na Revista Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RBPICS) manuscritos em Português, Inglês e Espanhol, que compreendam as PICS reconhecidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, sendo elas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica/Antroposofia aplicada à saúde, Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinais – Fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo Social/Crenoterapia e Yoga.

Os trabalhos devem se encaixar dentro de uma das modalidades abaixo:

Artigos Originais: refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa.

Artigos de Revisão: destinados à apresentação do progresso em uma área específica das PICS, com o objetivo de dar uma visão crítica do estado da arte do ponto de vista do especialista altamente qualificado e experiente.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A RBPICS é uma periódico semestral que aceita para publicação trabalhos de pesquisa cujo principal requisito é que ele seja de fato um veículo de contribuição científica. Por isso, entende-se que:

  • O desenvolvimento do artigo deve ser consistente, embasado em princípios de construção científica do conhecimento;
  • O tema tratado deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida;
  • Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores;
  • Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da revista e avaliação dos pares;
  • Deverá constar, no final dos trabalhos, o endereço completo, afiliação, telefone e e-mail, para encaminhamento de correspondências pela Comissão Editorial.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RBPICS), anteriormente intitulada Revista de Saúde Quântica (RSQ) de 2012 à 2016, é um periódico semestral que tem como objetivo publicar artigos de interesse as PICS.