Comunicação pública e integrada na promoção de serviços públicos de emprego em Moçambique

Autores

  • Josefina Momade Nacir UNITIVA

Resumo

A temática desse trabalho está centrada nos conceitos de Comunicação Pública, Comunicação Institucional e Cidadania. Apresenta-se uma proposta de aplicar esses conceitos junto ao Instituto Nacional de Emprego, Instituto Público (INEP-IP), em Maputo, Moçambique, na perspetiva de criar canais de comunicação pública no contexto dos direitos do cidadão, com ênfase no trabalhador em busca de emprego. Realiza-se um debate sobre a necessidade de elaboração de um plano de comunicação integrada focando na divulgação de serviços públicos de emprego a partir da aplicação de raciocínios relacionando comunicação integrada, pública e cidadania. Dialogando com autores como Margarida Kunsch, Jorge Duarte, Maria Helena Weber, Adela Cortina, entre outros, apresenta-se um panorama do actual cenário dos serviços públicos de Emprego em Moçambique, com o objectivo de identificar formas eficientes para propor um plano de comunicação com vista a promoção dos serviços públicos prestados naquela Instituição e torna-los mais conhecidos e usados pelos cidadãos moçambicanos, entre os jovens de diferentes níveis de instrução e empregadores ou promotores de estágios pré-profissionais (incubadoras). A pesquisa é importante na medida em que visa propor a elaboração de um plano de comunicação integrada do Instituto Nacional do Emprego - Instituto Público (INEP-IP), sendo que a implementação pode tornar os serviços públicos de emprego acessíveis para a maioria da população moçambicana e convergir os processos de oferta e procura de emprego e, consequentemente, habilitar aos desempregados e empregadores de maneira fácil, simples e transparente, a encontrar empregos e candidatos para cada perfil e vagas disponibilizadas, respectivamente.

Palavras-Chave: Comunicação integrada; Comunicação Pública; Cidadania, Serviços Públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefina Momade Nacir, UNITIVA

Mestranda no curso de Liderança e Gestão de Pessoas, Licenciada em História Política e Gestão Pública, pela Universidade Pedagógica de Nampula, Moçambique. 

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

MOMADE NACIR, J. Comunicação pública e integrada na promoção de serviços públicos de emprego em Moçambique. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 11, n. 18, p. 174–189, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/918. Acesso em: 24 jun. 2024.