Etnomarketing:

os desafios da cultura e consumo dos Changana face à globalização e mundialização do consumo

Autores

  • Nelson Chacha Universidade Wutivi

Resumo

O objectivo deste artigo é discutir os desafios do etnomarketing (cultura e consumo) dos Changanas, um povo da região sul de Moçambique, face à globalização e mundialização do consumo, tendo em conta o contexto socio-histórico vivido por este povo e os seus elementos fundamentais tais como a tradição, família e os valores espirituais. Responde à questão, “Como a cultura e consumo (etnomarketing) dos changanas pode melhor se enquadrar na aldeia global tendo em conta o contexto socio-histórico vivido e os seus elementos fundamentais: tradição, família e os valores espirituais?”A esta pergunta associa-se a questão: “como é que as instituições de Comunicação e Marketing, Educação e de outros sectores podem influenciar ou deixarem-se influenciar no processo”? Optou-se por uma pesquisa descritiva, empírica e uma abordagem qualitativa. A recolha de dados foi facilitada por uma entrevista, feita a quatro grupos focais, três de oito participantes cada, escolhidos por conveniência, nas gerações correspondentes às americanas, baby-boomer, X e Y. Ao todo foram trinta e seis respondentes, sendo os nove do quarto grupo seleccionados aleatoriamente, dos três iniciais. A análise de dados foi feita com recurso à análise de conteúdo e triangulação. O artigo revela que os habitantes do Sul de Moçambique, enquadram-se nas escolas dos cépticos e antiglobalizadores. Reconhecem que a sua cultura poderá ser reorientada. Todavia, tendem a perpetuar os seus valores culturais que no passado constituiam momentos de exaltação. A educação, comunicação, marketing e outros sectores de actividade, tornarão a oferta dos mundializadores numa oferta “glocal” encapsulando elementos culturalmente constituídos do Sul de Moçambique facilitando, a sua construção, venda e consumo.

Palavras-chave: desafios;  etnomarketing, cultura; consumo; globalização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Chacha, Universidade Wutivi

Universidade Wutivi (UniTiva). E-mail: nejucha@gmail.com. Doutor em Ciências da Comunicação e Marketing, Mestre em Gestão e Administração de Negócios com especialidade em Marketing e Licenciado em Ensino de Matemática e Física. Docente de Gestão Estratégica e Governação Corporativa (Competitividade Empresarial) e Gestão Estratégica de Marketing. É Reitor da Universidade WUTIVI (UniTiva).

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

CHACHA, N. Etnomarketing: : os desafios da cultura e consumo dos Changana face à globalização e mundialização do consumo . Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 11, n. 18, p. 204–221, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/916. Acesso em: 24 jun. 2024.