Estratégias comunicacionais e participação popular da imprensa pública em Angola

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como propósito compreender a participação popular por meio de acordos estabelecidos pela SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) em Angola e as estratégias de sensibilização e comunicação com entidades da imprensa pública. A pesquisa busca, em um primeiro momento, contextualizar o papel da imprensa na construção da cidadania em Angola, tendo em conta diferentes momentos históricos e políticos do país. Em seguida, tratamos de problematizar teoricamente os conceitos de democracia e cidadania no âmbito do mercado comunicacional e, por último, analisamos as estratégias de sensibilização da Imprensa Pública de Angola na consolidação de uma cidadania mais participativa. Concluímos que o projeto de não regularização do mercado da empresa de comunicação tem sido até hoje um dos principais obstáculos para a construção da identidade, estrutura e segurança do profissional de comunicação no país.

Palavras-chave: participação popular, imprensa pública, estratégias comunicacionais, Angola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia de Almeida Moura, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Mestre em Ciências Socias pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e graduada em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (UNITAU), São Paulo. Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Mestrado Profissional da UFMA.

Osmilde Augusto Miranda, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas , mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

DE ALMEIDA MOURA, F.; AUGUSTO MIRANDA, O. . Estratégias comunicacionais e participação popular da imprensa pública em Angola . Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 11, n. 18, p. 12–29, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/910. Acesso em: 24 jun. 2024.