Tecendo diálogos em experiências interculturais:

escritas afetivas de discentes guineenses no Brasil

Autores

  • Juarez Guimarães Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carla Susana Alem Abrantes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0001-9048-7622
  • Joarsem Bacar Embaló Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Bidam Sule Sumba Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho apresenta a tessitura de diálogos em experiências interculturais entre dois discentes guineenses no Brasil, um da área de Comunicação Social de uma universidade sudestina (UFMG), outro da área de Humanidades de uma universidade nordestina (UNILAB). Os diálogos foram mediados por seus respectivos docentes brasileiros, que definiram a construção metodológica e o referencial teórico de suporte. O principal objetivo é refletir sobre como ocorrem algumas experiências de discentes estrangeiros no Brasil, a respeito dos problemas de comunicação nos processos migratórios temporários (Subuhana, 2005), tangenciando sobretudo o racismo (Almeida, 2019; Ribeiro, 2019) e as diferenças culturais (Jensen; Jaeger; Lorentsen, 1995), por um lado, e como tais questões podem construir possíveis comuns (Martino, 2001), por outro lado. Tomamos como partida a virada afetiva nas Ciências Humanas (Clough, 2007) e as metodologias afetivas e escritas performáticas para se colocar em relevo corpos, vozes, memórias e subjetividades por meio das escritas de si, assim como da escrita de si como performance. Os procedimentos metodológicos circunscreveram a produção e a troca de cartas, a escolha e o compartilhamento de imagens sobre o país de origem e o atual país de destino acompanhadas de relatos de si, que vão se colocando defronte às questões suscitadas pelos processos de interculturalidade e da comunicação como experiência, no encontro entre a Comunicação Social e as Humanidades.

Palavras-Chave: Comunicação; Humanidades; Interculturalidade; Escritas de si; Virada Afetiva

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Guimarães Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Extensionista, Pesquisador e Co-coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec). É dramaturgo, encenador e publicitário, Doutor em Artes Cênicas (Unirio), Mestre em Literatura (PUC-Minas) e Bacharel em Publicidade e Propaganda (Uni-BH). Tem trabalhos artísticos reconhecidos, publicações de livros e artigos em revistas especializadas.

Carla Susana Alem Abrantes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professora Associada da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab-CE) onde leciona Antropologia na graduação e pós-graduação. É Mestre e Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/RJ e bacharel em Administração pela UNA/MG. É pesquisadora do Laboratório de pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED/UFRJ) e co-editora da Ayé: Revista de Antropologia da Unilab (2021-2023). Tem trabalhado com pesquisa, ensino e extensão sobre os seguintes temas: pensamento social, cooperação internacional, estudos africanos e étnicos, antropologia da política, ensino superior e interculturalidades.

Joarsem Bacar Embaló, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduando em Humanidades pela Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), foi bolsista voluntário da ações institucionais da Proex entre 2021/2022. Também está cursando Técnica em Enfermagem pelo Centro de Educação Especializado e Desenvolvimento Social (Ceeds). É membro do projeto de pesquisa “Educação, cultura e subjetividade (Educado) e responsável por tratar de assuntos acadêmicos em Associação dos estudantes guineenses na Unilab.

Bidam Sule Sumba, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo iniciado seu percursso acadêmico na graduação em Ciências Politicas e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona da Guiné/Guiné-Bissau. É bolsista e estagiário no Centro de Comunicação da UFMG no setor de Assessoria de imprensa e integra o projeto de pesquisa "Toda pessoa é invenção" como bolsista voluntário de Iniciação Científica. É poeta e escritor e já participou de eventos de escritores da Guiné-Bissau, inclusive foi convidado para um programa cultural da Rádio Difusão Nacional da Guiné-Bissau.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

GUIMARÃES DIAS, J.; ALEM ABRANTES, C. S.; BACAR EMBALÓ, J.; SULE SUMBA, B. Tecendo diálogos em experiências interculturais: : escritas afetivas de discentes guineenses no Brasil. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 11, n. 18, p. 124–143, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/909. Acesso em: 24 jun. 2024.