O jornal impresso e a abordagem sobre confeitaria na década de 1880

Autores

  • Maria Thaís Firmino da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.21882/ruc.v9i16.876

Resumo

Este artigo tem como premissa apresentar análise no âmbito da relação mídia-gastronomia sob a necessidade de contribuir com abordagens que privilegiam o resgate histórico desse entrecruzamento. Para tanto, a partir de recorte sob o crivo da temática confeitaria e doçaria, foi viabilizada investigação em edições do período de 1880 a 1889 do jornal impresso brasileiro Gazeta do Norte: Orgão Liberal, especificamente na editoria denominada Conhecimentos Úteis. O estudo se respaldou em abordagem qualitativa e quantitativa,  com método próprio amparado pela análise de conteúdo, e primou pela execução das seguintes etapas: 1) Aprofundamento temático e contextual; 2) Exploração do material; 3) Coleta de dados; 4) Análise de dados; 5) Apresentação de resultados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Thaís Firmino da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Jornalista, com Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduação em Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Graduação em Bacharelado em Gastronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Curso Técnico em Jogos Digitais pelo Centro Universitário Estácio de Sá (FIC). Tem experiência profissional em Jornalismo, Assessoria de Comunicação e de Imprensa, Jogos Digitais, Design de Interfaces Gráficas, Comunicação Corporativa, TV, Webjornalismo, Mídias Digitais, Consultoria em Comunicação, Produção e Edição de Periódicos e Audiovisuais e Organização de Eventos. Desenvolve pesquisas e ministra palestras nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Educação, Gastronomia, Música e Jogos Digitais.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

FIRMINO DA SILVA, M. T. O jornal impresso e a abordagem sobre confeitaria na década de 1880. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 3–17, 2022. DOI: 10.21882/ruc.v9i16.876. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/876. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos