Agências de propaganda em Santa Maria/RS: estruturação, criatividade e inovação

  • Priscilla Inês Pellenz Eich
  • Renata Patricia Corrêa Coutinho Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Resumo

O mercado de trabalho, cada vez mais, está suscetível a mudanças de cargos, empregos e funções, que são decorrentes de atualizações estruturais ou tecnológicas. A competitividade é resultado da capacidade que as empresas têm de contribuir com processos e produtos inovadores, que garantam consumos necessários à sociedade. Próximo a essa realidade, as agências de publicidade precisam ter uma construção organizacional estratégica, definindo cargos e funções que estejam de acordo com as principais necessidades do mercado publicitário. Por meio da utilização das metodologias pesquisa de campo exploratória e questionários (MARCONI; LAKATOS, 2003), o objetivo deste artigo é apresentar o modo de trabalho das agências de propaganda de Santa Maria/RS, através de conexões entre seus processos estruturais e criativos com a economia criativa e a inovação.

DOI: 10.21882/ruc.v8i15.838

Recebido em: 13/09/2020

Aceito em: 29/10/2020

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Inês Pellenz Eich
Mestra em Comunicação e Indústria Criativa pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Bacharela em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Renata Patricia Corrêa Coutinho, Universidade Federal do Pampa - Unipampa
Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, (Unipampa, campus São Borja, RS), do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

Referências

BRASIL. Lei no. 4.680, de 18 de junho de 1965. Dispõe sobre o exercício da profissão de Publicitário e de Agenciador de Propa-ganda e dá outras providências. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, 1965. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4680.htm>. Acesso em: 24 mar. 2020.

CARRASCOZA, João Anzanello. E o ven-to mudou… as transformações do trabalho publicitário. In.: CASAQUI, Vander; LIMA, Manolita Correia; RIEGEL, Viviane. Tra-balho em publicidade e propaganda: história, formação profissional, comunica-ção e imaginário. São Paulo: Atlas, 2011.

FERREIRA, Armindo. Profissão Social Mídia – entenda mais sobre esse novo pro-fissional. Disponível em: https://digitalks.com.br/artigos/profissao-social-midia-entenda-mais-sobre-esse-novo-profissional/. Acesso em: 25 mar. 2019.

FIRJAN. A cadeia da indústria criativa no Brasil. Rio de Janeiro: Sistema Firjan, 2008.

FIRJAN. Mapeamento da indústria cria-tiva no Brasil. Rio de Janeiro: Senai, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

LINKEDIN. Profissões emergentes 2020. Disponível em: <https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/talent-solutions/emerging-jobs-report/Emerging_Jobs_Report_Brazil.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2020.

MANKIW, N Gregory. Introdução à eco-nomia. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKA-TOS, Eva Maria. Fundamentos da meto-dologia científica. São Paulo: Editora Atlas., 2003.

NEWBIGIN, John. A economia criativa: um guia introdutório. Reino Unido: British Council, 2010.

OCDE. Manual de Oslo. Proposta de di-retrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. 3. ed. Rio de Janeiro: OCDE/ FINEP, 2005.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation – Ino-vação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucioná-rios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

RELATÓRIO de Economia Criativa 2010. Economia criativa: uma opção de desen-volvimento viável. Brasília: Secretaria da Economia Criativa/Minc; São Paulo: Itaú Cultural, 2012.

RIZZO, Esmeralda. Publicidade e sua his-tória. In.: CONTRERA, Segura; HATTO-RI, Osvaldo Takaoki. Publicidade e Cia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pionei-ra, 1977.

TORRES, Cláudio. A bíblia do marke-ting digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. 2. ed. São Pau-lo: Novatec Editora, 2018.

WAITEMAN, Flávio. Manual prático de criação publicitária. São Paulo: Nobel, 2006.

Publicado
2020-12-23
Seção
Artigos