Rotina produtiva na web: a convergência entre novas e as tradicionais formas de fazer jornalismo

Autores

  • Maria de Jesus Daiane Rufino Leal Universidade Estadual do Piauí
  • Indira Ilana Vanderlei do Vale Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.21882/ruc.v8i14.811

Resumo

O estudo propõe a releitura de algumas das teorias do Jornalismo, como os estudos do Newsmaking, a teoria do Gatekeeping e a teoria Organizacional, considerando o fazer jornalístico para a internet. A pesquisa analisou a rotina produtiva de notícias do site "Política Dinâmica", de Teresina (PI), veículo especializado em cobertura dos temas políticos. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa do tipo investigação de campo, durante o período de um mês, com realização de observação simples e entrevistas semi-estruturadas. Teve como objetivo descrever a atuação dos repórteres da empresa jornalística e identificar as características dos textos da cobertura política produzida pelo site. O diagnóstico sugere uma pré-disposição na autonomia das tomadas de decisões sobre as pautas a serem desenvolvidas pelos repórteres, influenciando diretamente nos critérios de noticiabilidade adotados no site, porém concomitantes à linha editorial, confirmando o que diz a Teoria do Gatekeeping. Além disso, conforme os estudos do Newsmaking alguns elementos da rotina de trabalho dos repórteres interferem diretamente no funcionamento do site, como por exemplo, a rotina de trabalho do “Política Dinâmica” ser correlata ao funcionamento das casas legislativas, o que interfere tanto na atuação dos jornalistas, quanto nos “gates” utilizados pelos mesmos na produção de notícias.

 

DOI: 10.21882/ruc.v8i14.811

Recebido em: 07/11/2019

Aceito em: 02/07/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Jesus Daiane Rufino Leal, Universidade Estadual do Piauí

Jornalista com mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Professora do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Autora do livro Carlos Castello Branco: o comentarista paradigmático da imprensa brasileira (EDUFPI, 2013). Diretora Nordeste da Sociedade Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Comunicação e Marketing Político.

Indira Ilana Vanderlei do Vale, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí.

Referências

BRUNS, Axel. Gatekeeping, gatewatching, realimentação em tempo ral: novos desafios para o jornalismo. Brazilian Journalism Research, Vol 7, nº 2, 2011, pp.119-140.

CONTE, Mariana Guedes. Temas em jor-nalismo digital: histórico e perspectivas. Curitiba: Intersaberes, 2018.

EPSTEIN, Isaac. Ciência, poder e comuni-cação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, An-tônio (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pes-quisas em Comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008, pp. 125-144.

FERNANDES, Bruno Rafael Duarte. A teoria clássica do gatekeeper e do newsma-king na rádio: o caso da RDP. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade da Beira Interior - Artes e Letras 2011 p124. Covilhã - Portugal.

LESSA, Marcos; BARBOSA, Felipe. Jorna-lismo Político. In: PENA, Felipe. (org.).100 perguntas sobre jornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2012, pp. 59-69.

SÁ, Roelof. Bastidores da notícia. In: AL-CÂNTARA, Norma; CHAPARRO, Manuel Carlos. (Orgs.) Imprensa na Berlinda. A fonte pergunta. 1 ed. São Paulo: Celebris, 2005, pp.199-248.

SHOEMAKER, Pamela J. Teoria do gate-keeping: construção e seleção da notícia. Porto Alegre: Penso, 2011.

SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. In: SILVA, Gislene; SILVA, Marcos Paulo da; FERNANDES, Mario Luiz. (orgs). Critérios de noticiabilidade - problemas conceituais e aplicações. Floria-nópolis: Insular, 2014.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jorna-lismo, porque as notícias são como são. Vol I. Florianópolis: Insular, 2005.

TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisas em Comunicação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2008, pp.98-123.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação Mass Media: contextos e paradigmas. Novas tendências. Efeitos a longo prazo. O newsmaking. 5 ed. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

Downloads

Publicado

2020-07-13

Como Citar

RUFINO LEAL, M. de J. D.; VANDERLEI DO VALE, I. I. Rotina produtiva na web: a convergência entre novas e as tradicionais formas de fazer jornalismo. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 15–27, 2020. DOI: 10.21882/ruc.v8i14.811. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/811. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos