Grande mídia, uma espiral: entreter, informar e influenciar na composição do sucesso e de suas vozes

Autores

  • Thiago Barbosa Soares
  • Rejane de Souza Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21882/ruc.v7i12.780

Resumo

Este artigo analisa as continuidades e descontinuidades do discurso da mídia, em especial ao se instaurar o sucesso através de práticas discursivas. Desse modo, a mídia faz um uso contínuo na construção do sucesso segundo sua política de capitalização dos sujeitos e dos sentidos em circulação. Posto isso, rastreamos alguns mecanismos discursivos de constituição dos sentidos na mídia, circunscrevendo-nos às áreas do entretenimento e da informação, campos estratégicos para influenciar a fabricação dos sentidos. Vista a importância adquirida pelo discurso midiático do sucesso e sua pouca investigação, sobretudo do ponto de vista discursivo, observaremos sua materialidade em suas respectivas repercussões na dinâmica complexa entre texto, mídia e sociedade. Para tanto, afunilaremos as análises voltando-nos para a relação sobre os dizeres das vozes famosas na conformação de sujeitos e de sentidos do sucesso na mídia.

DOI: 10.21882/ruc.v7i12.780

Recebido em: 25/03/2019

Aceito em: 14/06/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares

Possui graduação em Letras, em Filosofia e em Psicologia, especialização em Estudos Literários, mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto senso em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Rejane de Souza Ferreira

Doutora em Letras pela UFG e professora do do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT

Downloads

Publicado

2019-06-29

Como Citar

SOARES, T. B.; FERREIRA, R. de S. Grande mídia, uma espiral: entreter, informar e influenciar na composição do sucesso e de suas vozes. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 79–98, 2019. DOI: 10.21882/ruc.v7i12.780. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/780. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos