Agenciamentos, mediaçôes técnicas e performatividades: experiências da comunicação no território do Sisal

Autores

  • Moisés dos Santos Viana UFBA UNEB
  • Miriam da Silva Araújo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Valente

DOI:

https://doi.org/10.21882/ruc.v7i12.777

Resumo

O objetivo geral desse artigo é descrever as formas de experiências comunicacionais e mediações técnicas, agenciamentos e performatividades que acontecem no grupo “Sabores da Terra”, uma unidade de produção de mulheres da comunidade rural dePapagaio, em Valente-BA. Constata-se as articulações, encontros de produção são mediados por aterfatos que agenciam todas as ações, tal como os humanos alí presentes. Os dispositivos celulares móveis permitem que aconteçam as mensagens de voz e texto, bem como as atividades dos grupo virtual chamado “Sabores da Terra” no WHATSAPP,estabelecendo, neste caso, laços de confiabilidade e associações, construindo e reconstruindo atitudes societárias:as competências diversas permitem acessos à internet, vendas, recados, negociações no mercado virtual acontecem mediante o agenciamento, as medições técnicas e performatividades. O método utilizado são dapesquisa etnográfica, observação participante ecom a técnica de caderno de campo e fotografia.

DOI: 10.21882/ruc.v7i12.777
Recebido em: 15/03/2019
Aceito em: 08/06/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés dos Santos Viana, UFBA UNEB

Docente do Departamento de Educação (DEDC) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Conceição do Coité-BA) - Comunicação Social. Grupo de Pesquisa FELDoutorando -  Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento DMMDC - UFBA.

Miriam da Silva Araújo, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Valente

Bacaharel em Comunicação Social Rádio TV -  Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Conceição do Coité-BA)

Downloads

Publicado

2019-06-29

Como Citar

VIANA, M. dos S.; ARAÚJO, M. da S. Agenciamentos, mediaçôes técnicas e performatividades: experiências da comunicação no território do Sisal. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 99–112, 2019. DOI: 10.21882/ruc.v7i12.777. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/777. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos