1 da Sul, mais do que uma marca, uma expressividade da periferia paulistana

Autores

  • Carolina Boari Caraciola Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.21882/ruc.v6i11.731

Resumo

O presente artigo analisará a influência da marca 1 da Sul, constituída na periferia da cidade de São Paulo, no bairro do Capão Redondo, no resgate da identidade da comunidade e na tentativa de oferecer pertencimento a seus moradores. Enquanto a periferia é lembrada pela violência, pela falta de atuação do poder público, condições de vida precária, baixa expectativa e estima, a marca estabelece, através da cultura urbana, da música, principalmente do rap, do grafite, uma forma  única de preservar e enaltecer a cultura da comunidade. A constituição da marca 1 da Sul, suas expressividades e posicionamento refletem a periferia paulistana. Muito mais do que uma marca, a 1 da Sul representa o contexto cultural no qual o público alvo do produto está inserido. 1 da Sul, a marca do Capão.

 

DOI: 10.21882/ruc.v6i11.731

Recebido em: 15/03/2018

Aceito em: 18/11/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Boari Caraciola, Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

Pós-doutoranda em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), com a tese: "Evolução, significados e marketing publicitário do luxo. Estudo de caso da marca Louis Vuitton sob o prisma da semiótica". Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a dissertação "A arte na publicidade de uma marca de luxo". Pós Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM. Graduação em Propaganda e Marketing (ESPM). Graduação em Direito (FMU). Parecerista da Revista Signos do Consumo. Pesquisadora do mercado de luxo.

Referências

BASTOS, Dorinho; FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blü-cher, 2006.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simu-lação. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1991.

BUENO, Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. Ed. rev. e atual. São Paulo: FTD, 2000.

CAMPOS, Nuno C.J. Patrimómio e simbo-logia. Os casos de Silves e Faro. Dissertação de mestrado, Lisboa, 2007. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/696/1/LC259.pdf

CASTRO, Alexandre de; COSTA, Mauro José Sá Rego. As origens do RAP: Conexões entre Jamaica e Nova York. In: SOBREIRA, Henrique Garcia. Educação, cultura e co-municação nas periferias urbanas. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2010.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. Trad. Cristina Coimbra. São Paulo: Editora Senac, 2006.

GOBÉ, Marc. Brandjam: o design emocio-nal na humanização das marcas. Trad. Maria Clara de Biase. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

GODART, Frédéric. Sociologia da moda. Trad. Lea P. Zyllberlicht. São Paulo: Editora Senac, 2010

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Trad. Maria Lúcia Lopes da Silva. São Paulo: Gus-tavo Gili, 2013.

MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

O’CONNELL, Mark; AIREY, Raje. Alma-naque ilustrado dos símbolos. Tradução de Débora Ginza. São Paulo: Editora Escala Ltda, 2011.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressi-vidade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo (Orgs.). Hiperpublicidade: fundamentos e interfaces. São Paulo: Thomson Learning, 2007. v. 1.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressi-vidade e sensorialidade. 2a edição. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

SANTAELLA, Lucia. A volatividade subjeti-va e a moda. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; CASTILHO, Kathia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.

VILLAÇA, Nizia. Moda e periferia: negocia-ções midiáticas. . In: OLIVEIRA, Ana Clau-dia de; CASTILHO, Kathia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-12

Como Citar

CARACIOLA, C. B. 1 da Sul, mais do que uma marca, uma expressividade da periferia paulistana. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 2–16, 2018. DOI: 10.21882/ruc.v6i11.731. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/731. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos