Videojornalismo: a busca por elementos estruturantes em produções televisivas brasileiras

Autores

  • Rodrigo Severo Rodembusch Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
  • Douglas Roehrs Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.21882/ruc.v6i10.703

Resumo

O presente artigo trata do tema videojornalismo, uma prática diferenciada de produção de reportagens audiovisuais que se diferencia do que tradicionalmente é produzido para a televisão. São analisadas três videorreportagens produzidas para a TV brasileira: Fechamento lixão de Gramacho, do programa Profissão Repórter (Rede Globo); Peru: A recíproca é verdadeira, do programa Passagem Para... (Canal Futura); e Aventuras com Renata Falzoni no Cemucam, do programa Aventuras com Renata Falzoni (ESPN Brasil). Com este trabalho, espera-se contribuir para o debate sobre o conceito de videojornalismo voltado para a televisão.

DOI: 10.21882/ruc.v6i10.703

Recebido em: 07/10/2017

Aceito em: 03/05/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Severo Rodembusch, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos) e mestre em International Media Studies pela Deutsche Welle/Bonn e pela Hochschule Bonn-Rhein-Sieg (Alemanha), é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Roteirista de programas dos Canais Futura e Rural de 1999 a 2002. Foi produtor, redator, repórter e chefe de reportagem na Rádio Guaíba de 2003 a 2009. Recebeu bolsas de estudo do Instituto Goethe, da Fundação Heinz-Kühn e do governo alemão, sendo o único jornalista brasileiro a integrar a turma inaugural do mestrado, um programa conjunto da Deutsche Welle, Fachhochschule Bonn Rhein Sieg e Universität Bonn. Pela Rádio Guaíba e Jornal Correio do Povo realizou coberturas internacionais. Desde 2012 é professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) - Rede Laureate International Universities -, em Porto Alegre, e coordenador do International Office da UniRitter. É também professor visitante da Especialização em Televisão e Convergência Digital, da Unisinos. Áreas de interesse na pesquisa, extensão e ensino: Radiojornalismo, Jornalismo Cidadão e Convergência de Mídias. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), avaliador do Expocom e sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Douglas Roehrs, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Aluno da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

ABIAHY, Ana Carolina de Araújo. “O outro” no sofá da sala: análise do programa Passagem para... In: Encontro Nacional de História da Mídia, 9., 2013, Ouro Preto. Artigos. Ouro Preto: UFOP, 2013. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/201co-outro201d-no-sofa-da-sala-analise-do-programa-201cpassagem-para...201d>. Acesso em: 2 out. 2014.

ALMEIDA, Cândido José Mendes de. Uma nova ordem audiovisual: comunicação e novas tecnologias. São Paulo: Summus, 1988.

BACELLAR, Luciane; BISTANE, Luciana. Jornalismo de TV. São Paulo: Contexto, 2010.

BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Telejornalismo: os segredos da notícia na TV. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

BARBOSA, Gustavo; RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário da comunicação. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

CHIOQUETTA, Daiane Suelyn Celso. Do Cinema Verdade a Videorreportagem: modos participativos de linguagem audiovisual. In: Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, 6., 2008, Niterói. Artigos. Niterói: UFF, 2008. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/6o-encontro-2008-1/Do%20cinema%20verdade%20a%20videoreportagem.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2014.

FILHO, Laurindo Leal. Atrás das câmeras: relação entre cultura, Estado e televisão. São Paulo: Summus, 1988.

FRAGA, Daniel Grachten. Linguagem em videorreportagem: o hibridismo do programa Passagem Para.... 2013. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

GAUTHIER, Guy. O Documentário: um outro cinema. Tradução de: Eloísa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2011.

GERBASE, Carlos. Cinema: primeiro filme: descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2012.

LIMA, Fernando Barbosa; PRIOLLI, Gabriel; MACHADO, Arlindo. Televisão & Vídeo. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.

MARIGUELLA, Antenor Thomé de Souza. A videorreportagem no ciberespaço. 2011. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Pós-graduação em Comunicação) – Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/69205521/A-VIDEORREPORTAGEM-NO-CIBERESPACO>. Acesso em: 10 out. 2013.

MELO, José Marques de; ASSIS, Francisco de (Org.). Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

MOREIRA, Sônia Virgínia; Análise documental como método e como técnica. In: BARROS, Antonio; DUARTE, Jorge (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

NACHBIN, Luís. O voo solo do videojornalismo. In: RODRIGUES, Ernesto (Org.). No próximo bloco... : o jornalismo brasileiro na TV e na internet. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2005.

PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PEREIRA, Breno Barros; SANTANA, Michel Leandro Nascimento. Manual da Videorreportagem. 2008. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação Social) – Faculdade Alvorada, Brasília, 2008.

PETIT, Carmen. Vida de repórter. In: RODRIGUES, Ernesto (Org.). No próximo bloco... : o jornalismo brasileiro na TV e na internet. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2005.

REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.

ROSE, Diana. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martina; GASKEL, George. Pesquisa qualitativa com texto, som e imagem: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

SILVA, Karina de Araújo. Videorreportagem em três estilos: análise de um subgênero em formação. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/8298/1/Karina%20Araujo.pdf>. Acesso em: 15 set. 2013.

SOUZA, José Carlos Aronchi. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004.

SQUIRRA, Sebastião. Aprender telejornalismo: produção e técnica. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

STUMPF, Ida Regina. Pesquisa Bibliográfica. In: BARROS, Antonio; DUARTE, Jorge (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

THOMAZ, Patricia. A linguagem experimental da videorreportagem. Revista Brasileira de Inovação Científica em Comunicação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 92-99, 2006. Disponível em: <http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/inovcom/article/view/1535/1356>. Acesso em: 20 out. 2013.

THOMAZ, Patricia. A linguagem experimental da videorreportagem. 2007. 154 f.

Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo, Universidade de Marília, Marília, 2007. Disponível em: <http://www.unimar.br/pos/trabalhos/arquivos/62f36f755ae0945cd96fa2317a1747c8.pdf>. Acesso em: 12 out. 2014.

THOMAZ, Patricia. A narrativa experimental da videorreportagem na produção da obra autoral. Comunicação e Informação, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 92–101, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/10344/7158>. Acesso em: 25 set. 2013.

TOSTES, Octávio. De volta ao futuro. In: RODRIGUES, Ernesto (Org.). No próximo bloco... : o jornalismo brasileiro na TV e na internet. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2005.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

SEVERO RODEMBUSCH, R.; ROEHRS, D. Videojornalismo: a busca por elementos estruturantes em produções televisivas brasileiras. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 48–63, 2018. DOI: 10.21882/ruc.v6i10.703. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/703. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos