E o Oscar vai para... o México

Autores

  • Jeferson Ferro Uninter UTP

DOI:

https://doi.org/10.21882/ruc.v4i6.631

Resumo

Nas últimas três edições da premiação mais popular da indústria cinematográfica, o Oscar, três profissionais mexicanos foram colocados em evidência: os diretores Alfonso Cuarón e Alejandro Iñarritu, e o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki. Esta ascensão mexicana coincide com um momento político em que o discurso xenófobo se intensifica nos EUA, ao mesmo tempo em que a indústria cinematográfica se vê ameaçada pela TV e internet, que vêm cada vez mais conquistando audiência, reconhecimento artístico e dinheiro no mercado da ficção audiovisual. Estaríamos diante de um momento de crise em Hollywood? Propomos aqui uma breve reflexão sobre os dois últimos filmes de Iñarritu, Birdman e O Regresso, dentro deste contexto de turbulência que envolve a indústria cinematográfica norte-americana, buscando identificar algumas características no seu trabalho que o destacam no cenário atual.

Palavras-chave: Iñarritu; Birdman; O Regresso; Oscar; Lubezki.

DOI: http://dx.doi.org/10.21882/ruc.v4i6.631

 

And the Oscar goes to... Mexico!

ABSTRACT

In the last three editions of the most popular prize of the cinema industry, the Oscars, three Mexican professionals stood out: directors Alfonso Cuarón and Alejandro Iñarritu, and cinematographer Emmanuel Lubezki. This Mexican uprising coincides with a turbulent moment in USA’s politics in which the xenophobic discourse is intensified, at the same time the cinema industry feels threatened by the growth in importance of internet and TV, which have been gaining artistic relevance and revenues in the audiovisual market. Does it mean that Hollywood is facing a critical moment? In this paper we look at Iñarritu’s two last films, Birdman and The Revenant, under the light of some issues that involve the cinema industry in North America today, as we try to highlight specific characteristics of his work that make it stand out in this scenario.

Key-words: Iñarritu, Birdman, The Revenant, Oscar, Lubezki

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Ferro, Uninter UTP

Formado em Letras, mestre em Literatura, doutorando em Comunicação.

Professor de disciplinas da área de linguagem no Centro Universitário Internacional - Uninter.

Referências

BORDWELL, David. Birdman: following Riggan’s orders. Feb 23, 2015. Acesso em: http://www.davidbordwell.net/blog/2015/02/23/birdman-following-riggans-orders/

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2015.

El Universal. Reclama González Iñarritu a Guillermo Arriaga - 26/02/2007. Acesso em: http://archivo.eluniversal.com.mx/notas/408990.html

HUDDLESTON, Tom Jr. Oscars TV Ratings Take a Nosedive, Hitting an 8-Year Low. Feb 29, 2016. Acesso em: http://fortune.com/2016/02/29/oscars-2016-tv-ratings-low/

MANOVICH, Lev. What is digital cinema? (1995) Acesso em 10/05/2015:

http://manovich.net/index.php/projects/what-is-digital-cinema

SMITH, Nigel M. Alejandro González Iñárritu on race at the Oscars: 'It's not just black and white'. 29 fev, 2016. http://www.theguardian.com/film/2016/feb/29/alejandro-gonzalez-inarritu-oscarssowhite-race-black-white

UMANA, Brian. Do the Oscars matter? Do the movies matter? 18 fevereiro, 2015. Acesso em: http://www.huffingtonpost.com/brian-umana/do-the-oscars-matter-do-the-movies-matter_b_6701612.html

YUHAS, Alan. Sean Penn's green card gag falls flat, but was it just a joke between friends? 23/02/2015. Acesso em: http://www.theguardian.com/film/2015/feb/23/oscars-sean-penn-green-card-alejandro-gonzalez-inarritu

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

FERRO, J. E o Oscar vai para... o México. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 99–105, 2016. DOI: 10.21882/ruc.v4i6.631. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/631. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenha