ENTREVISTA: "NÃO SE FAZ NOTÍCIA SÓ COM TECNOLOGIA", DIZ A PESQUISADORA THAIS DE MENDONÇA JORGE

Autores

  • thaisa Cristina Bueno PUC-RS
  • Lucas Santiago Arraes Reino PUC-RS
  • Ed Wilson Araújo PUC-RS
  • Marco Antonio Gehlen PUC-RS
  • Marcelli Alves UNB

DOI:

https://doi.org/10.21882/ruc.v3i5.585

Resumo

Thaís de Mendonça Jorge tem uma vasta experiência como jornalista e como pesquisadora na área da comunicação. No mercado, seu currículo acumula experiências nas redações de jornais como Jornal do Brasil, O Globo, Istoé, Correio Braziliense, O Tempo, Hoje em Dia entre outros; como professora, além de integrar o corpo docente da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília, coordena, desde 2014, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação nessa instituição. Envolvida em pesquisas na área de gênero jornalístico, mídia e política, novas tecnologias e redações, a autora do "Manual do foca. Guia de sobrevivência para jornalistas" (Editora Contexto), de 2008, e "Mutação no jornalismo. Como a notícia chega à internet", de 2013, pela Editora UnB, conversa nessa entrevista sobre o futuro do jornalismo, promovendo um link entre os desafios do mercado e também da academia.

Nesta conversa, realizada durante o Simpósio de Ciberjornalismo, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, ela não se nega a tocar em assuntos delicados, como a prática da cópia entre profissionais de imprensa e a formação rasa de muitos professores na área da Comunicação, em diversas faculdades pelo país. Defensora de uma formação completa, e antenada às novidades tecnológicas, a professora é categórica: " a gente não pode restringir as nossas preocupações à tecnologia".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

thaisa Cristina Bueno, PUC-RS

Professora assistente do curso de Comunicação Social - Jornalismo, na UFMA; mestre em Letras pela UFMS e doutoranda em Comunicação Social pela PUC-RS

Lucas Santiago Arraes Reino, PUC-RS

Professor do curso de Jornalismo na UFMA e doutorando em Comunicação Social pela PUC-RS.

Ed Wilson Araújo, PUC-RS

Professor do curso de Jornalismo na UFMA e doutorando em Comunicação Social pela PUC-RS.

Marco Antonio Gehlen, PUC-RS

Professor do curso de Jornalismo na UFMA e doutorando em Comunicação Social pela PUC-RS.

Marcelli Alves, UNB

Professora do curso de Jornalismo na UFMA e doutoranda na UNB

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

BUENO, thaisa C.; ARRAES REINO, L. S.; ARAÚJO, E. W.; GEHLEN, M. A.; ALVES, M. ENTREVISTA: "NÃO SE FAZ NOTÍCIA SÓ COM TECNOLOGIA", DIZ A PESQUISADORA THAIS DE MENDONÇA JORGE. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 86–92, 2015. DOI: 10.21882/ruc.v3i5.585. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/585. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevista