“CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO”: REFLEXÕES SOBRE PUBLICIDADE INFANTIL E ÉTICA EMPRESARIAL

Autores

  • Ivania Skura Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Ana Paula Machado Velho Centro Universitário Cesumar - UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.21882/ruc.v3i4.569

Resumo

Em abril de 2014, a resolução nº 163 que define princípios aplicados à publicidade direcionada à criança, aprovada pelo CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente coloca em pauta o tema da publicidade infantil que vem ao encontro das discussões pautadas em princípios éticos e legais do CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, CDC - Código de Defesa do Consumidor e ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta discussão é ampliada para os modos práticos de regulamentar a ética empresarial nas comunicações direcionadas ao público-alvo infantil, como os movimentos consumeristas e as respostas sociais e reflexões em torno das consequências sociais desta prática. Utiliza-se como breve exemplo empírico a realidade retratada no documentário “Criança, a alma do negócio” e problematiza-se de que maneira o mercado publicitário se apresenta como ferramenta social que cria e dissemina modos de ser e viver e, no contexto do consumo infantil, deve atentar-se para a prática de anunciar com um controle eficaz que não prejudique o desenvolvimento e bem-estar das crianças.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivania Skura, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Mestranda do programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR).

Ana Paula Machado Velho, Centro Universitário Cesumar - UniCesumar

Pós-doutora em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora dos programas de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e Tecnologias Limpas (PPGTL) do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR), em nível de mestrado.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

SKURA, I.; VELHO, A. P. M. “CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO”: REFLEXÕES SOBRE PUBLICIDADE INFANTIL E ÉTICA EMPRESARIAL. Revista UNINTER de Comunicação, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 48–60, 2015. DOI: 10.21882/ruc.v3i4.569. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/569. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos