Sobre a Revista

Política Editorial 

A Revista Educação, História, Política e Sociedade tem como foco socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação nas dimensões histórica e política. É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e que investiga questões de interesse do campo da educação em seus diferentes níveis e modalidades. Visa contribuir na formação do pesquisador da área de Educação por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores. São publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios de autores avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Educação, História, Política e Sociedade tem em seu editorial os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo da revista e as normas técnicas (ABNT), gramaticais e formais da revista, relevância, conteúdo, coerência textual, consistência teórico-metodológica.

O processo de avaliação consiste em cinco etapas, a saber:

  1. Análise preliminar dos editores e assistente editorial para verificar a adequação às instruções gerais definidas pela política editorial;
  2. Análise de similaridade em todos os documentos submetidos através da plataforma Turnitin;
  3. Análise preliminar dos editores quanto ao foco e escopo da revista, bem como à relevância e contribuição do texto;
  4. Avaliação duplo-cega.
  5. Ao final, a decisão volta ao Comitê Editorial.

Os artigos que chegarem à terceira etapa do processo de avaliação serão enviados aos pareceristas (no mínimo dois) cujos nomes permanecerão em sigilo, bem como os nomes dos(as) autores(as) serão omitidos dos pareceristas garantindo, assim, o critério duplo-cego (blind review). Em hipótese alguma os(as) autores(as) poderão ser identificados pelos pareceristas. Assim, é indispensável, ao submeter o artigo no sistema, a observação da garantia do anonimato excluindo-se qualquer referência explícita aos autores(as) tais como: citação de nome, referência a trabalhos de autoria ou coautoria publicados.

Os pareceristas, por meio de um parecer redigido em formulário próprio da revista, recomendarão uma dentre quatro opções:

  1. Aceitar;
  2. Efetuar correções obrigatórias;
  3. Submeter novamente para avaliação;
  4. Rejeitar

Periodicidade

Fluxo contínuo.

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

Revista Educação, História, Política e Sociedade não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Declaração de Ética e Conduta e Boas Práticas

Revista Educação, História, Política e Sociedade, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Revista. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Além disso, a Revista Educação, História, Política e Sociedade segue as Boas Práticas e Orientação do Comitê de Publicação e Ética (COPE).

A editoria da Revista Educação, História, Política e Sociedade  se utiliza de ferramentas eletrônicas para a detecção de plágio (e autoplágio), e rejeita automaticamente os manuscritos que apresentam esse tipo de conduta. De acordo com a American Journal Experts (AJE), entende-se por plágio a cópia do trabalho de outra pessoa, ou a menção à ideia original de outra pessoa, seja na forma de uma teoria, interpretação, método, dados, opinião ou nova terminologia, sem citar a sua fonte, mesmo que isso seja explicado com suas próprias palavras.

(Fonte: Revista Histedbr On-line)

Normalização Bibliográfica / Bibliographic Normalization

Revista Educação, História, Política e Sociedade utiliza obrigatoriamente as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (ABNT NBR 6023:2018);
  • Citações em documentos - Apresentação (ABNT NBR 10520:2023);
  • Resumo - Apresentação (ABNT NBR 6028:2021);
  • Artigo em publicação periódica cientifica – apresentação (ABNT NBR 6021:2015).