Influência dos treinamentos nos resultados financeiros de uma empresa de restaurantes industriais

Autores

  • Mauricio João Atamanczuk Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Letícia Zanoni Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Resumo

O presente trabalho analisou a relação entre treinamentos e resultados financeiros em uma empresa de restaurantes industriais. O campo de estudo refere-se aos dados de 26 filiais da empresa de restaurantes prestadora de serviços de refeição coletiva. O estudo é quantitativo e analisou dois conjuntos de variáveis: dados sobre treinamentos realizados e resultados financeiros. A condução das análises empregou testes não-paramétricos de correlação. Observa-se que o treinamento em Política de Pessoal, através da variável Percentual de Treinados em Políticas de Pessoal, destaca-se em relação aos resultados estatísticos estabelecendo correlação com quatro variáveis de resultados financeiros referentes a desembolsos. Apesar dos resultados não serem conclusivos, permitem sugerir investigações futuras da relação destes com a melhoria da seleção e formação de equipes de trabalho e de melhoria do clima organizacional e consequentes impactos na redução de gastos. Destaca-se ainda, que a avaliação das filiais realizada pelos colaboradores apresentou correlação estatística moderada com Percentual de Margem de Contribuição e Percentual de Lucro. Este aspecto pode indicar que os trabalhadores reconhecem a eficiência da filial em que atuam.

Palavras-chave: índices de treinamento, resultados financeiros, restaurantes industriais.

Biografia do Autor

Mauricio João Atamanczuk, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), graduado em Administração pela Unicentro, mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR e doutor em Administração pela Universidade Positivo.

Letícia Zanoni, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Bacharel em Nutrição pela Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu e especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Publicado

2016-12-05

Como Citar

ATAMANCZUK, M. J.; ZANONI, L. Influência dos treinamentos nos resultados financeiros de uma empresa de restaurantes industriais. Revista Organização Sistêmica, [S. l.], v. 7, n. 4, 2016. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/383. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos