A PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS NO SERVIÇO PÚBLICO ATRAVÉS DO USO DE MANUAIS, A VIABILIDADE DO MANUAL DE EVENTOS DA UTFPR – CÂMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO.

Autores

  • Silvana de Lima Freitas
  • Helena Maria Guareschi

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar conceitos e discutir a importância da implantação do Manual de Elaboração de Eventos do Câmpus de Francisco Beltrão, com objetivo de agilizar e padronizar o processo de realização de eventos no câmpus. O consequente aumento das demandas e a necessidade de padronização dos processos exigem serviços de melhor qualidade à comunidade interna e externa. O manual sugerido é um instrumento que tem como objetivo regulamentar uma instituição, um sistema ou uma atividade, de forma a guiar os agentes integrantes do processo, seja na condição de executores ou na condição de clientes ou usuários. Para atingir os objetivos propostos, desenvolvemos o estudo por meio de uma pesquisa exploratória com coleta e análise de dados qualitativa, através da análise do uso do Manual pelos departamentos envolvidos diretamente na realização dos eventos e análise documental com base nos regulamentos da instituição que possibilitaram identificar as melhorias na realização dos eventos a partir da implantação do manual.

Palavras-chave: Processos. Padronização. Manual de Normas.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

FREITAS, S. de L.; GUARESCHI, H. M. A PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS NO SERVIÇO PÚBLICO ATRAVÉS DO USO DE MANUAIS, A VIABILIDADE DO MANUAL DE EVENTOS DA UTFPR – CÂMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO. Revista Organização Sistêmica, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 57–81, 2012. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/137. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos