Prorrogado para 25/08 o prazo para a chamada do dossiê temático "Diálogos interdisciplinares África – Brasil o lugar da Comunicação e das Humanidades"

2022-08-04

O Brasil é um País “africanizado”, como bem definiu Lélia Gonzalez ao falar sobre a influência da África na língua portuguesa. E vai além, com a internalização da contribuição africana na cultura brasileira. Não é novidade constatar que os brasileiros, no entanto, sabem muito pouco sobre África, sobre os vários povos e países que compõe o continente.

Conhecer melhor o continente africano é não só ampliar o olhar para muitas das origens do Brasil, mas é também aproximar-se da cultura da língua portuguesa que é idioma oficial de vários países, como Moçambique. O país já se tornou destino para muitos brasileiros, já que para além de uma boa relação entre os dois povos, existem muitos vínculos, dentre os quais, a Comunicação se destaca como dos mais fortes.

Desse modo, torna-se cada vez mais importante expandir o conhecimento sobre os países africanos, especialmente os de língua portuguesa. A Revista Uninter de Comunicação (RUC) quer contribuir ainda mais nesse sentido e por isso propõe o dossiê temático "Diálogos interdisciplinares Africa – Brasil: o lugar da Comunicação e das Humanidades", organizado pelos pesquisadores Prof. Dr. Nelson Júlio Chacha, Reitor da Universidade Wutivi (UNITIVA), Boane, Moçambique e o Prof. Dr. Toni André Scharlau Vieira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná, Brasil. Esse dossiê é dirigido para os pesquisadores que trabalham com o continente e que pesquisam aspectos da Comunicação e das Ciências Humanas, especialmente nas nações de língua portuguesa.

Nesse dossiê, pretende-se privilegiar os seguintes temas:

 - Contemporaneidade da Comunicação em África;

- Estudos comparados Brasil – continente africano;

- Comunicação, colonialismo e decolonialismo;

- Cooperação Sul – Sul e Comunicação;

- Comunicação e Linguagem;

- Inovação em Comunicação;

- Desafios do jornalismo em Países africanos de língua portuguesa;

- Comunicação de ciência e jornalismo científico;

- Literacia e cidadania na comunicação africana;

- Experiências em Educomunicação;

- Comunicação e política;

- Comunicação e processos migratórios;

- Comunicação e Saúde Pública;

- Comunicação e produção científica;

O dossiê receberá textos até 25 de agosto de 2022 e tem sua publicação prevista para dezembro de 2022.