
DOI: https://doi.org/10.22169/ruc.v13i22.984 

RADIOGRAFIA DAS EMISSORAS DE TELEVISÃO DE SANTA 

CATARINA ATÉ 2024: ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS E 

POLÍTICOS  
 

RADIOGRAFÍA DE LAS EMISORAS DE TELEVISIÓN EN SANTA CATARINA HASTA 2024: 

ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS Y POLÍTICOS 

 

RADIOGRAPHY OF TELEVISION STATIONS IN SANTA CATARINA UNTIL 2024: 

HISTORICAL, GEOGRAPHICAL AND POLITICAL ASPECTS 

 

Carlos Roberto Praxedes dos Santos1 

Camila Maurer2 

 

Resumo 

 

Até setembro de 2024, o estado de Santa Catarina possuía 28 geradoras de televisão. Até 1969, o estado de Santa 

Catarina não possuía qualquer geradora de televisão. Entre 1970 e 1979, havia apenas duas geradoras de televisão 

no estado. Ainda em 1979, outros três canais entraram em operação. Já o decênio de 1980 registra a maior expansão 

da TV. Até 2017, segundo dados da Anatel, 157 emissoras comerciais estavam em operação, além de 11 TVs não 

comerciais. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a história das 28 geradoras de televisão de Santa Catarina, 

identificando as trocas de acionistas, proprietários, de nome da emissora e de retransmissão de cabeça de rede, ao 

longo do tempo. Conclui-se que a maior parte das emissoras comerciais está concentrada nas mãos de apenas dois 

grupos de comunicação e em áreas próximas do litoral do estado. Já as não comerciais pertencem a igrejas, grupos 

políticos ou empresários da comunicação. 

 

Palavras-chave: história da televisão em Santa Catarina; radiodifusão; televisão; políticas públicas de 

radiodifusão. 

 

Resumen 

 

A septiembre de 2024, el estado de Santa Catarina contaba con 28 generadores de televisión. Hasta 1969, el estado 

de Santa Catarina no contaba con ningún generador de televisión. Entre 1970 y 1979, solo había dos generadores 

de televisión en el estado. Aún en 1979, entraron en funcionamiento otros tres canales. Los años 80 registraron la 

mayor expansión de la televisión. En 2017, según datos de Anatel, había 157 emisoras comerciales en operación, 

además de 11 televisores no comerciales. Este trabajo tiene como objetivo presentar la historia de los 28 

generadores de televisión en Santa Catarina, identificando los cambios de accionistas, propietarios, nombre de la 

estación y la retransmisión del jefe de la cadena, a lo largo del tiempo. Se concluye que la mayoría de las emisoras 

comerciales están concentradas en manos de solo dos grupos de comunicación y en zonas cercanas a la costa del 

estado. Las empresas no comerciales, en cambio, pertenecen a iglesias, grupos políticos o emprendedores de la 

comunicación.  

 

Palabras clave: historia de la televisión en Santa Catarina; radiodifusión; televisión; Políticas de radiodifusión 

pública. 

 

Abstract 

 

Until September 2024, the state of Santa Catarina had 28 television generators. Until 1969, the state of Santa 

Catarina did not have any television generators. Between 1970 and 1979, there were only two television generators 

 
1  Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre em Gestão de Políticas 

Públicas e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí 

(Univali). Professor no curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí e do Programa de Mestrado em Gestão de 

Políticas Públicas.  
2  Mestra em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bacharel em Comunicação Social com 

habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Jornalista na Universidade Regional de Blumenau 

(Furb). 



Radiografia das emissoras de televisão de Santa Catarina até 2024:  

aspectos históricos, geográficos e políticos  

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 170 

in the state. Still in 1979, three other channels came into operation. The 1980s saw the greatest expansion of TV. 

Until 2017, according to data from Anatel, 157 commercial broadcasters were in operation, in addition to 11 non-

commercial TVs. This work aims to present the history of the 28 television generators in Santa Catarina, 

identifying the changes in shareholders, owners, station name and network head retransmission over time. It is 

concluded that the majority of commercial broadcasters are concentrated in the hands of just two communication 

groups and in areas close to the state's coast. The non-commercial ones belong to churches, political groups or 

media entrepreneurs. 

 

Keywords: History of television in Santa Catarina; broadcasting; television; public broadcasting policies. 

1   Introdução  

Quando se observa que o Brasil possuía cerca de 540 geradoras de televisão em 2017 

(Santos, 2019), pode-se afirmar que o estado de Santa Catarina possui um número bastante 

reduzido de canais, cerca de 5% das estações de TV do país se encontram em território 

catarinense. Além disso, é possível perceber que a distribuição dessas estações se dá de forma 

concentrada nas principais cidades de Santa Catarina, como a capital, Florianópolis; Joinville, 

maior cidade do estado; e os municípios de Blumenau, Lages, Joaçaba, Xanxerê, Criciúma, Rio 

do Sul, Itajaí e Chapecó. Na maior parte das cidades catarinenses não há geradoras de televisão 

e, em alguns municípios, o sinal de televisão terrestre ainda não chegou ou chegou 

recentemente, mesmo após 50 anos da implantação da TV Coligadas de Blumenau, primeira 

emissora oficial de televisão em Santa Catarina.  

Este trabalho tem o objetivo principal de descrever cada uma das 28 concessões de 

televisão do estado de Santa Catarina, das quais 17 são comerciais e 11, concessões educativas. 

Importante frisar que destas 11 geradoras, 10 são educativas de acordo com a classificação da 

Anatel e do Ministério das Comunicações, embora apresentem contradições, tais como: 1) 

emissoras educativas que apresentam programação semelhante aos canais comerciais e não 

pertencem a nenhuma instituição de caráter educacional; 2) emissoras educativas que se 

intitulam comunitárias, mas oferecem programação de cunho religioso.  

Entre os métodos utilizados neste trabalho, estão a pesquisa bibliográfica, embasada em 

autores como Carlos Alberto de Souza (1999), Lopes (2015), Emerim e Cavenaghi (2014) e Cruz 

(1996) e na imprensa catarinense. Também foi desenvolvida pesquisa documental junto ao 

Sistema de Informações de Radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 

seja em seu portal oficial ou por e-mail, quando das dúvidas existentes sobre alguma das 

geradoras de televisão. O levantamento inicial levou em consideração a ordem cronológica de 

surgimento das emissoras em anotações de um dos autores deste artigo, desde a década de 1980. 

Tais informações foram checadas junto à Anatel e na escassa bibliografia sobre o assunto. 

Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com dirigentes de emissoras cujas informações não 



Carlos Roberto Praxedes dos Santos e Camila Maurer 

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 171 

constavam de bibliografia anterior como algumas geradoras educativas e públicas. Outras 

tentativas de entrevista, no entanto, não foram respondidas, e os dados levantados são 

confrontados apenas com informações públicas da Anatel ou em notícias publicadas em portais 

como os do Ministério das Comunicações, da Rádio Senado ou da Rádio Câmara. Esse quebra-

cabeças foi montado a partir de diferentes fontes conforme a necessidade de se obter informações 

sobre cada uma das geradoras, pois existem lacunas na história da televisão catarinense que 

precisavam ser investigadas. Todas as mudanças de gestão dessas emissoras estão registradas, 

embora não seja nosso objetivo tratar sobre os motivos para tais alterações societárias.  

2   Conceitos introdutórios 

Para fins desta análise, considera-se relevante a introdução de alguns conceitos basilares 

do campo da radiodifusão que serão empregados ao longo do texto. A descrição dos termos a 

seguir, embora não exaustiva, objetiva facilitar a compreensão do leitor. 

Geradora de televisão é toda emissora capaz de gerar algum tipo de conteúdo de forma 

independente, no mínimo o intervalo comercial. Na hierarquia operacional da televisão, uma 

emissora cabeça-de-rede é a emissora matriz de uma rede de TV estadual ou nacional. Uma 

repetidora é uma retransmissora de televisão que não produz nenhum tipo de conteúdo. As 

filiais são emissoras próprias pertencentes ao grupo detentor da cabeça-de-rede. As afiliadas 

são emissoras pertencentes a terceiros que retransmitem o sinal da cabeça-de-rede. 

O espectro de radiofrequência é um bem público, pertencente ao Estado Nação. Nele, 

trafegam todas as ondas eletromagnéticas tanto da radiocomunicação como os telefones 

celulares, a comunicação aeronáutica e marítima, além das frequências destinadas aos canais 

das polícias e o rádio amador. Já na radiodifusão se encontram as frequências destinadas à 

comunicação com o público em geral como o rádio e a TV. Na televisão analógica, os canais 

geralmente eram concedidos em Very High Frequency (VHF), adotado no Brasil desde 1950 

e que consiste nos canais de 2 a 13 do espectro de TV. Já no Ultra High Frequency (UHF) 

estão os canais de 14 a 69 e os sinais da televisão digital brasileira. Para ocupar qualquer um 

desses canais, é preciso obter uma concessão pública. No rádio, ela tem a validade de 10 anos. 

Na televisão, de 15 anos.  

2.1   Concessão  

No caso das emissoras comerciais, o proponente a obter o canal pode provocar o 

Ministério das Comunicações a abrir um processo licitatório, mas isso não lhe garante o direito 



Radiografia das emissoras de televisão de Santa Catarina até 2024:  

aspectos históricos, geográficos e políticos  

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 172 

de explorar o canal ou ter privilégio em conseguir a outorga (Santos, 2019). O proponente pode 

fazer o projeto que provoque a abertura da licitação e, mesmo assim, perder o processo para um 

concorrente. O edital de licitação, de acordo com Lopes (2011, p. 4) precisa conter o objeto da 

licitação; o valor mínimo da outorga; condições de pagamento; relação de documentos 

necessários à habilitação; e critérios para julgamento das propostas técnicas e de preço. A 

concorrência pública abrange três etapas. A primeira consiste na habilitação caso o candidato 

cumpra todas as exigências do edital. Na segunda etapa, são analisadas as propostas técnicas e, 

por último, as propostas financeiras.  

Em relação aos trâmites, no caso das concessões e permissões é necessário um projeto de 

lei apreciado em duas comissões da Câmara dos Deputados e em uma comissão do Senado 

Federal. Os pedidos de outorga são encaminhados pelos proponentes à obtenção de um canal de 

radiodifusão ao Ministério das Comunicações. De lá, o processo segue para a Casa Civil da 

Presidência da República que encaminha para a Câmara dos Deputados. Na Câmara, duas 

comissões analisam o processo: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática 

(CCTCI) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Nessa última, cada 

processo é analisado duas vezes. De lá, segue para o Senado Federal, onde é analisado pela 

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) (Santos, 2019). 

Após aprovação em todas as comissões, o projeto volta à Casa Civil para sanção presidencial no 

caso das rádios AMs e emissoras de televisão. No caso das rádios FMs comerciais e educativas, 

além do Serviço de Radiodifusão Comunitária, o projeto sai do Senado e volta para o Ministério.  

As emissoras educativas ficaram dispensadas do processo licitatório até 2011. A partir de 

então, também cumprem o trâmite das estações comerciais e necessitam de processo licitatório. 

Já as rádios comunitárias, por força da Lei nº 9612, de 1998, têm seu trâmite iniciado até mesmo 

pela Internet, quando o proponente preenche um formulário de interesse no canal. A fase seguinte 

é a publicação de aviso de habilitação por parte do Ministério das Comunicações (Lopes, 2011, 

p. 6). Nessa fase, assim como na radiodifusão comercial, outros concorrentes podem surgir sem 

que haja conhecimento por parte de quem requereu previamente o canal.  

Cada outorga é uma lei específica. Portanto, a concessão é um contrato entre o governo 

(detentor de todas as faixas de frequência que estão no espectro de radiofrequência) a uma 

empresa particular que executa o serviço, enquanto as rádios FMs comerciais, educativas e 

comunitárias necessitam de permissão ou autorização (Santos, 2019). 

  



Carlos Roberto Praxedes dos Santos e Camila Maurer 

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 173 

3   A chegada tardia da televisão a Santa Catarina 

Apesar do espírito empreendedor do estado, Santa Catarina ainda dependia dos vizinhos 

Paraná e Rio Grande do Sul em vários setores, como a eletricidade e as estradas, até as décadas 

de 1960 e 1970. Sob os pontos de vista tecnológico e comunicacional, o estado também sofreu 

atrasos em relação aos demais estados da região Sul. De acordo com Severo e Gomes (2009), 

a Sociedade Pró-Desenvolvimento da Televisão tinha como objetivo fazer o povo de 

Florianópolis conhecer televisão. Em razão disso, o empresário Darci Lopes, líder do 

movimento, iniciou a instalação de uma rede de repetidoras da TV Piratini, de Porto Alegre, 

pela região Sul do estado até chegar à capital. Movimento parecido fez o catarinense Flávio de 

Almeida Coelho, que residia em Curitiba, a instalar repetidoras no Norte e Vale do Itajaí para 

transportar o sinal da TV Paraná, de Curitiba.  

Em novembro de 1964 entrou no ar, sem concessão, a TV Florianópolis, canal 11, 

pertencente ao comerciante de Tubarão, Hilário Silvestre. Ele estava tão confiante em obter a 

outorga que contratou 14 funcionários, comprou equipamentos e mantinha no ar uma 

programação das 18h às 21h, de segunda a sábado, e das 13h às 21h, aos domingos. O edital 

13/65, publicado no Diário Oficial da União de 5 de março de 1965, abriu concorrência para a 

concessão de um canal de televisão para Florianópolis, o que culminou com o lacre da TV 

Florianópolis (Pereira, 1992). De acordo com Cruz (1996), logo após a publicação desse edital, 

chegou do Rio de Janeiro uma ordem para lacrar a TV Florianópolis, o que foi feito em 9 de 

março de 1965. Nem era preciso: nessa ocasião, a emissora já estava definitivamente fora do ar 

em decorrência de um temporal que, três dias antes, derrubara a torre de transmissão que ficava 

no alto de um prédio no centro da cidade (Mattos, 1992). Tal fato também é relatado por Emerim 

e Cavenaghi (2014, p. 139): “Um vendaval que teria deixado a torre da emissora pendurada no 

alto do Hotel Lux”, embora as duas autoras apontem dúvidas sobre se esse acidente teria 

ocorrido de fato antes ou depois do lacre por parte do Conselho Nacional de Telecomunicações 

(Contel). “Inconformado, Silvestre ainda lutou durante anos, mas em vão. O canal de TV da 

capital só seria concedido para a Sociedade Pró-Desenvolvimento da Televisão em 1968, um 

ano depois da pioneira TV Coligadas, em Blumenau” (Cruz, 1996, p. 56). 

3.1   A televisão comercial em Santa Catarina 

De acordo com Pereira (1992), apenas em 1o de setembro de 1969, ou seja, dezenove anos 

depois da pioneira TV Tupi de São Paulo e dez anos após a televisão chegar ao sul do Brasil, 

entrou no ar a TV Coligadas, canal 3, de Blumenau, no Vale do Itajaí. Foi a primeira emissora de 



Radiografia das emissoras de televisão de Santa Catarina até 2024:  

aspectos históricos, geográficos e políticos  

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 174 

televisão oficial de Santa Catarina, com cerca de 229 acionistas, liderados por Wilson Melro, 

proprietário das seis emissoras da Rede Coligadas de Rádio. A Coligadas entrou no ar 

retransmitindo a Rede Globo no horário noturno, enquanto, no final da tarde, exibia programação 

local. A Coligadas foi vendida em 1976 ao então diretor comercial da emissora, Flávio Coelho, e 

ao empresário Mário Petrelli (Souza, 2007), mas acabou sucateada. Em 1979, quando a Rede 

Globo anunciou que o contrato com a Coligadas seria rescindido, os dirigentes da Coligadas se 

anteciparam e cortaram o sinal da Globo para Santa Catarina, motivando a Coligadas a 

retransmitir a Tupi (Cruz, 1996). Durante alguns meses, a emissora carioca ficou fora do ar no 

estado, fato que antecipou a inauguração da TV Catarinense de Florianópolis, embrião do grupo 

RBS em Santa Catarina. A própria RBS adquiriu a Coligadas pouco tempo depois. 

Já a TV Cultura, canal 6 de Florianópolis, primeira emissora da capital catarinense, 

entraria no ar em 31 de maio de 1970, sob a iniciativa do empresário Darci Lopes e mais 178 

acionistas (Cruz, 1996). Ele aproveitou a rede de retransmissoras que havia sido instalada 

anteriormente para transportar os sinais de televisão do Rio Grande do Sul para Santa Catarina 

e, dessa forma, conseguir levar as imagens da TV Cultura às cidades do sul do estado.  

Com conhecimento técnico e líder de audiência no Rio Grande do Sul, o grupo RBS 

colocou no ar a TV Catarinense, canal 12 de Florianópolis, em 1o de maio de 1979. No mesmo 

ano, entrariam em operação a TV Eldorado, canal 9 de Criciúma e a TV Santa Catarina, canal 

5 de Joinville. A emissora de Joinville foi repassada à RBS pouco tempo depois, pois as 

instalações do canal eram precárias e a sociedade formada por cerca de 60 empresários 

joinvilenses poderia perder a concessão se não fizesse um contrato operacional com a TV 

Catarinense (Cruz, 1996). 

Segundo Pereira (1992, p. 147), a TV Eldorado iniciou suas transmissões em 8 de 

janeiro de 1979, sendo, portanto, a terceira geradora em território catarinense. Era de 

propriedade do empresário Diomício Freitas, do ramo cerâmico, sendo vendida para Manoel 

Dillor de Freitas, em 1981, quando surge a Rede de Comunicações Eldorado (RCE). Ainda em 

1979, passou a operar como retransmissora em Florianópolis e, aos poucos, foi atingindo as 

maiores cidades do estado. Desde a inauguração, a TV Eldorado foi afiliada da Rede 

Bandeirantes de Televisão (Pereira, 1992). 

Com a falência da Rede Tupi, em 1980, a TV Cultura de Florianópolis passou a 

retransmitir o sinal da Rede de Emissoras Independentes (REI)3. A partir de 1981, passa a 

retransmitir o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e, em 1982, é vendida a Freitas, o que 

 
3 A Rede de Emissoras Independentes surgiu em 1969, encabeçada pela TV Record, de São Paulo; TV Rio, do Rio de Janeiro, 

e TV Alvorada, de Brasília. Chegou a ser considerada a maior rede de televisão brasileira, maior que a Tupi e a Globo. 



Carlos Roberto Praxedes dos Santos e Camila Maurer 

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 175 

motivou a criação da Rede de Comunicações Eldorado (RCE). Na época, a TV Cultura já havia 

sido adquirida pelo empresário Mário Petrelli, que a repassaria a Freitas (Cruz, 1996). 

Em 10 de junho de 1980, segundo Pereira (1992), entrava em operação a TV Planalto, 

canal 10, de Lages, pertencente ao empresário Roberto Amaral. A emissora iniciou 

retransmitindo a TVS e seria considerada a primeira afiliada do SBT em todo o Brasil (Pereira, 

1992). A emissora de Lages passou por várias transformações, virando o embrião do Sistema 

Catarinense de Comunicação (SCC) e tornando-se RedeTV Sul, a partir do ano 2000, como 

retransmissora da Rede TV, de São Paulo. Porém, retornaria ao SBT em 2008, sendo, até 2023, 

a única afiliada da rede de Silvio Santos no estado.  

No mês de agosto de 1982, entrava no ar, em caráter experimental, a TV Barriga Verde, 

canal 9 de Florianópolis, terceira geradora da capital catarinense, tendo como principal acionista 

o empresário Mário Petrelli (Souza, 1999). A Barriga Verde iniciou retransmitindo parte da 

programação do SBT para o litoral catarinense, já que a cobertura da TV Planalto, de Lages, 

restringia-se ao planalto serrano. Dois anos depois, Petrelli transferiu suas ações em partes iguais 

de 12%, totalizando 48%, a Saul Brandalise, Saul Brandalise Jr., Flávio Brandalise e Ivan Oreste 

Bonato (Mattos, 1992). A partir de 1984, a TV Barriga Verde começou a retransmitir o sinal da 

Rede Manchete do Rio de Janeiro. Em 1992, passou a retransmitir o sinal da Rede Bandeirantes 

de São Paulo. A Barriga Verde mudou de nome para TVBV na década de 1990, e, na década 

seguinte, adotou o nome da cabeça de rede Band SC, mesmo sendo uma afiliada e não uma 

emissora própria da Rede Bandeirantes (Cruz, 1996). No dia 19 de dezembro de 2016, a emissora 

passa a se chamar TV Catarina, mas retornou para TVBV cerca de um ano depois (Santos, 2019). 

Em 23 de abril de 1982, em Chapecó, surgiria a primeira geradora do oeste de Santa 

Catarina: a TV Cultura, canal 12, retransmitindo o SBT, também de propriedade do empresário 

Mário Petrelli. Portanto, ainda em 1982, Petrelli possuía três emissoras, a TV Coligadas de 

Blumenau, a Barriga Verde de Florianópolis e a TV Cultura de Chapecó. Mas logo se desfez 

dos negócios. Em 1983, a estação da TV Cultura de Chapecó foi comprada pela RBS, tornando-

se a quarta emissora da rede no estado (Cruz, 1996). 

Em 2 de setembro de 1986, entrou no ar a TV Vale do Itajaí, canal 10 de Itajaí, no litoral 

norte, de propriedade do grupo RCE, que então totalizava três estações, também retransmitindo 

a Rede Bandeirantes (Santos, 2019). Em 1992, a RCE pôs no ar sua quarta e última emissora, 

a RCE TV Xanxerê, canal 3. A emissora passaria a ser geradora da Rede Record, de São Paulo, 

a partir de 1994 e, em 2008, começou a ser chamada de RIC Record Xanxerê. A partir de 2 de 

dezembro de 2019, foi renomeada de NDTV Record Xanxerê (Santos, 2019). Algo peculiar 

ocorreu com essa concessão a partir de 2021. A exemplo de outras situações semelhantes 



Radiografia das emissoras de televisão de Santa Catarina até 2024:  

aspectos históricos, geográficos e políticos  

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 176 

ocorridas no Brasil, como o Grupo ND precisava ter uma geradora em Criciúma, no sul do 

estado, e contava com duas emissoras situadas em cidades vizinhas (Chapecó e Xanxerê), a 

sede física da emissora de Xanxerê foi transferida para Criciúma, a quase 500 quilômetros de 

distância, enquanto a concessão permaneceu em Xanxerê (NDTV [...], 2020). Ou seja, 

comercialmente, a solução foi desativar a emissora de Xanxerê e transferi-la para Criciúma. A 

legislação brasileira permite essa prática, mas exige que a cidade-sede da concessão, ou seja, 

Xanxerê, receba o sinal dessa geradora. Na prática, por lei, a cidade de Xanxerê conta com dois 

sinais do Grupo ND, com a mesma programação nacional, embora com programações locais 

distintas: NDTV Chapecó e NDTV Criciúma.  

De acordo com Carlos Alberto de Souza (1999), em 1991, a RCE não conseguiu 

sobreviver sozinha e transferiu parte de suas ações para as Organizações Martinez (Rede OM 

Brasil), do empresário José Carlos Martinez, de Curitiba, que detinha um projeto ambicioso, a 

construção de uma rede de televisão nacional gerada na capital paranaense, a Rede 

Organizações Martinez (OM Brasil). A Rede OM Brasil fracassou na audiência e no 

faturamento e tornou-se Central Nacional de Televisão (CNT), ainda com matriz em Curitiba, 

rede da qual as quatro emissoras que eram da RCE virariam retransmissoras até 1994. 

Em 1994, a TV Cultura, canal 6 de Florianópolis; TV Xanxerê, canal 3 de Xanxerê; e 

TV Vale do Itajaí, canal 10 de Itajaí, passaram ao controle da Rede Record de Televisão. Na 

época, as geradoras de Florianópolis e Itajaí encontravam-se em avançado estado de 

sucateamento. A TV Eldorado, canal 9 de Criciúma, foi comprada pela RBS, tornando-se a 

quinta emissora da empresa gaúcha no estado. A TV Cultura, agora TV Record Florianópolis, 

funcionou com essa nomenclatura até 2008, quando passou a se chamar RecordNews, canal 6 

de Florianópolis (Santos, 2019). 

A TV O Estado, canal 4 de Florianópolis, foi a quarta emissora de televisão da capital 

catarinense, dos empresários Oriovisto Guimarães e José Matusalém Comelli, então proprietário 

do jornal O Estado. De acordo com Pereira (1992), Guimarães era amigo de Mário Petrelli e os 

dois já eram sócios em emissoras paranaenses. No início da década de 1990, Petrelli assumiria o 

controle da emissora. A TV entrou em operação em 1987, retransmitindo o SBT. A TV O Estado, 

permaneceu com essa nomenclatura até o final da década de 1980, quando, em sociedade com o 

empresário Roberto Amaral, de Lages, foi criado o Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), 

com três emissoras: TV Planalto de Lages, TV O Estado de Florianópolis e TV O Estado de 

Chapecó (detalhes sobre esse canal de televisão serão abordados mais à frente, neste artigo) 

(Pereira, 1992). O SCC passou a ser propriedade apenas de Amaral alguns anos depois. 



Carlos Roberto Praxedes dos Santos e Camila Maurer 

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 177 

Em 6 de junho de 1988, entraria no ar a TV Joaçaba (Pereira, 1992, p. 156), 

posteriormente chamada de TV Barriga Verde de Joaçaba e, anos mais tarde, TV Catarinense, 

canal 6. Na época, a família Brandalise, proprietária do grupo Perdigão, contava com duas 

emissoras de televisão (Florianópolis e Joaçaba) e sete emissoras de rádio. A geradora 

inicialmente retransmitia a Rede Manchete e, a partir da década de 1990, começou a retransmitir 

a Rede Bandeirantes para o oeste e planalto serrano, além do noroeste do estado do Rio Grande 

do Sul. Em 1o de junho de 2005, a RBS adquiriu a geradora, que passou a se chamar RBS TV 

Centro-Oeste. Tratava-se da sexta e última geradora adquirida pela rede no estado. Alguns anos 

depois, a RBS TV Centro-Oeste passaria a gerar seus telejornais locais de Lages e não de 

Joaçaba, onde funcionava a sede da emissora. Apenas uma equipe de reportagem permanecia 

em Joaçaba, sede da concessionária. A partir de 2015, os programas jornalísticos voltaram a ser 

produzidos de Joaçaba (Santos, 2019). 

Em 1989 foi inaugurada a TV O Estado, canal 10 de Chapecó, de propriedade do 

empresário Mário Petrelli, retransmitindo o SBT para a região oeste. Na década de 1990, esta 

emissora passou a se chamar SCC Chapecó, numa parceria com o empresário Roberto Amaral, 

dono do SCC de Lages (Cruz, 1996). Em 1o de dezembro de 2000, a emissora mudou de nome 

para Rede SC Chapecó, quando a sociedade entre Petrelli e Amaral se desfez e, em 2008, foi 

renomeada para RIC TV Chapecó, retransmitindo a Rede Record. O objetivo na oportunidade 

era unificar as operações do grupo, que já era chamado de RIC, no Paraná. Em 1o de dezembro 

de 2000, entrou no ar a TV Cidade dos Príncipes, canal 8 de Joinville, pertencente ao empresário 

Mário Petrelli. Inicialmente retransmitindo o SBT, a emissora fazia parte da Rede SC. A partir 

de 1o de fevereiro de 2008, passou a se chamar RIC TV Joinville, retransmitindo a Rede Record, 

de São Paulo (Santos, 2019).  

A TV Top, canal 9 de Blumenau, emissora da Rede SC, de Mário Petrelli, entrou no ar no 

ano 2000 (Santos, 2019). Até 2008, transmitia o SBT para o Vale do Itajaí. A partir daquele ano, 

começou a se chamar RIC TV Blumenau, retransmitindo a Rede Record. Uma reestruturação 

uniu as quatro emissoras de Mário Petrelli (Rede SC de Florianópolis, Joinville, Chapecó e 

Blumenau) e as três geradoras que eram de posse direta da Record de São Paulo (Record de 

Florianópolis, Itajaí e Xanxerê), até então em nome do bispo Honorilton Gonçalves, braço direito 

de Edir Macedo. Com isso, a Rede Record ampliou de três para seis emissoras no estado e a 

Record de Florianópolis (antiga TV Cultura, canal 6), virou RecordNews (Santos, 2019).  

Desde 2 de dezembro de 2019, as seis emissoras do Grupo ND em Santa Catarina, 

afiliado da Record TV, passaram a ser chamadas de ND TV, em alusão ao jornal Notícias do 

Dia, do mesmo grupo, mas com o apelido de Noite e Dia, no slogan da campanha que executou 



Radiografia das emissoras de televisão de Santa Catarina até 2024:  

aspectos históricos, geográficos e políticos  

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 178 

a mudança de marca. (Grupo Ric [...], 2019). No entanto, as operações continuaram com a 

família Petrelli. O Grupo ND ficou sob o comando do empresário Marcelo Corrêa Petrelli, 

enquanto o Grupo RIC, no Paraná, ficou sob a presidência do irmão dele, Leonardo Petrelli. O 

patriarca da família e fundador do grupo, empresário Mário José Gonzaga Petrelli, morreu em 

22 de abril de 2020, aos 84 anos de idade. 

No dia 1º de agosto de 2008, entrou no ar o canal 13 analógico, prefixo ZYQ 663, que 

foi transformado posteriormente em 21.1 (digital). A TV Araucária, uma concessão comercial 

que iniciou com o comando do Grupo SCC, transmitia programação local. Entre 2015 e 2016, 

virou retransmissora da RedeTV. Em seguida, começou a retransmitir o sinal da Rede Gospel, 

pertencente à Igreja Renascer em Cristo, com sede em São Paulo (Tv Araucária, 2017). 

No dia 17 de fevereiro de 2011, entrou no ar a TV Primavera de Criciúma Ltda, ZYB 784, 

canal 12 analógico e, desde 9 de dezembro de 2013, no canal 12.1 no digital. Esta é uma concessão 

comercial de televisão pertencente à Igreja Internacional da Graça de Deus, do pastor R.R. Soares. 

O cenário atual da televisão comercial catarinense está estabelecido da seguinte forma: 

a NSC possui seis geradoras de televisão (Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, Joaçaba 

e Criciúma). Já a NDTV, anteriormente intitulada como RIC, da família Petrelli, dispõe de sete 

emissoras de televisão, seis afiliadas da Rede Record (Florianópolis, Chapecó, Blumenau, 

Itajaí, Joinville, Criciúma – esta última com concessão em Xanxerê) e uma da Record News 

(Florianópolis) e um jornal diário (Notícias do Dia, de Florianópolis). A TVBV (já intitulada 

como Band SC, TV Catarina, TV Barriga Verde) continua como propriedade do empresário 

Saul Brandalise. O Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), do empresário Roberto 

Amaral, possui uma concessão de televisão em Lages e um estúdio em Florianópolis, de onde 

gera telejornais (Santos, 2019). Existem ainda duas outras emissoras comerciais no Estado: a 

TV Primavera, de Criciúma, de propriedade do missionário R.R. Soares, de São Paulo; e a TV 

Araucária, de Lages, pertencente à Igreja Renascer, também de São Paulo. 

Pode-se dizer que a maior reestruturação dos últimos anos na televisão de Santa Catarina 

foi a venda das operações da RBS para a NSC. No dia 7 de março de 2016, após 37 anos de 

operações da RBS em Santa Catarina, a família Sirotsky anunciou a venda das operações no 

estado. De uma vez só, seis geradoras de televisão, oito emissoras de rádio e quatro jornais 

foram repassados aos empresários Lírio Parisotto e Carlos Sanchez, por uma quantia não 

divulgada. Parisotto saiu da sociedade no ano seguinte. No dia 15 de agosto de 2017, as 

emissoras trocaram de nome para NSC (Santos, 2019).  

  



Carlos Roberto Praxedes dos Santos e Camila Maurer 

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 179 

4   As emissoras não comerciais 

Em 1980, o governo federal já havia concedido uma licença para instalação de uma 

geradora educativa em Florianópolis (Lopes, 2009). O Instituto Estadual de Educação chegou 

a fazer experiências fechadas de televisão com a intenção de preparar a instalação de um canal 

educativo na capital que entraria no projeto do Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa 

(Sinred) (Montero, 2004). Foi somente em 1992 que a Fundação Cultural de Radiodifusão 

Educativa do Estado de Santa Catarina iniciou as operações da TV Caracol, canal 2, de 

Florianópolis, primeira concessão de televisão educativa em terras catarinenses. Durante um 

ano, o canal transmitiu a programação da TVE do Rio de Janeiro (Santos, 2019). Como o canal 

veiculava comerciais em seus intervalos, as demais televisões existentes em Florianópolis 

entraram em conflito com a TV Caracol, denunciando a prática da emissora dita educativa. Mas 

o fato que gerou o fechamento da emissora foram as denúncias contra o proprietário Douglas 

de Macedo Mesquita, então presidente da Telecomunicações de Santa Catarina (Telesc), a então 

companhia de telefonia estadual, de se utilizar de recursos da Telesc para fundar a emissora de 

televisão (Montero, 2004). 

A Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho foi instituída 

apenas em 30 de março de 1994. Dessa vez, a sociedade florianopolitana organizava-se para 

colocar no ar seu canal educativo. A fundação de direito privado e sem fins lucrativos reunia 61 

representantes, sendo 30 vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 30 

vinculados à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e um, à Cinemateca 

Catarinense. Durante uma votação, os participantes da Fundação Jerônimo Coelho decidiram 

que o nome do novo canal seria Anhatomirim TV (Montero, 2004). 

No dia 29 de dezembro de 1994 entrava no ar a Anhatomirim TV Educativa, 

retransmissora de televisão educativa, com solenidade presidida pelo então governador Antônio 

Carlos Konder Reis (PFL), no Morro da Cruz. Tratava-se de uma emissora de caráter misto, 

retransmitindo parte da programação da TVE do Rio de Janeiro e parte da programação da TV 

Cultura de São Paulo. Até então, não havia condições de produzir conteúdo local. A partir de 

1996, o então Ministério das Comunicações autorizava a Anhatomirim TV a alterar suas 

operações de retransmissora para geradora de televisão e, finalmente, o conteúdo local podia 

ser veiculado. De qualquer forma, há registros de que o primeiro programa local teria ido ao ar 

em 1995 (Montero, 2004). 

A Anhatomirim TV Educativa permaneceu com esse nome até 1998, quando uma nova 

gestão decidiu pela troca por TV Cultura de Santa Catarina. A Fundação Jerônimo Coelho 



Radiografia das emissoras de televisão de Santa Catarina até 2024:  

aspectos históricos, geográficos e políticos  

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 180 

continuava sendo a mantenedora do canal, em parceria com a UFSC e a Udesc. Não há consenso 

entre os autores se a Rede Record teria dado autorização para a televisão educativa de 

Florianópolis alterar seu nome para TV Cultura ou se isso não foi necessário. O nome TV 

Cultura é pertencente oficialmente ao canal 6 de Florianópolis, segunda concessão de televisão 

implantada no estado, ainda em 1970, mas que já havia se transformado ao longo do tempo em 

RCE, OM Brasil, TV Record e, por último, RecordNews.  

Com a nova gestão iniciada em 1998 e a implantação de um conselho de programação, 

cerca de 12 programas locais passaram a ser produzidos em Florianópolis, com exceção de 

noticiários, além de pelo menos outros dez programas que foram inseridos na grade de 

programação até 2001 (Montero, 2004). 

Não há clareza, entre os autores pesquisados, sobre a data exata em que a TV Cultura 

saiu do ar, por problemas financeiros. O atual diretor geral da TV UFSC, Felipe Jaino Laval, 

afirma que a TV Cultura saiu do ar em 2009, em razão de uma crise sem precedentes (Santos, 

2019). Até sair do ar, a TV Cultura canal 2 continuou a ser mantida pela Fundação Jerônimo 

Coelho. A volta da televisão educativa a Florianópolis ocorreu sob a insígnia de UFSC TV, em 

2 de maio de 2013, quando a universidade realizou testes de televisão digital no canal 63.1 e, 

em 18 de maio do mesmo ano, iniciou suas transmissões em caráter definitivo. Como a 

Universidade Federal de Santa Catarina já dispunha de um canal a cabo chamado UFSC TV, 

houve a decisão de unir os dois espaços, ou seja, a estrutura de uma TV aberta e pública com 

uma TV universitária de canal fechado. O objetivo era reduzir custos. Vários programas locais 

começaram a ser exibidos pela emissora, agora sob o nome TV UFSC, apenas no canal digital 

63.1 (Santos, 2019).  

A mais antiga das concessões não comerciais de televisão de Santa Catarina em 

funcionamento é a Furb TV, de Blumenau (Santos, 2019). A universidade assumiu, em 13 de 

setembro de 1994, o canal 13 de Blumenau, repetidora da TV Educativa do Rio de Janeiro, 

pertencente à época à Fundação Roquette-Pinto (FRP). A universidade assinou um termo de 

comodato com a FRP, no qual se responsabilizava pelos equipamentos de retransmissão 

instalados no Portal da Saxônia, um dos pontos mais altos da cidade de Blumenau. Em 29 de 

novembro de 1999, a Furb recebeu a concessão para operar como geradora de televisão aberta 

sem depender mais do regime misto, sob o prefixo ZYB 776. A emissora seguiu retransmitindo 

a TVE do Rio de Janeiro até 29 de novembro de 2007, quando a Rede Pública de Televisão 

(RPT) foi inaugurada durante o segundo mandato do presidente Lula. Dessa forma, o Conselho 

de Programação do Núcleo de TV da Furb autorizou a substituição da geradora cabeça de rede 

e passou a retransmitir o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, em 2 de dezembro de 



Carlos Roberto Praxedes dos Santos e Camila Maurer 

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 181 

2007 (Santos, 2019). A Furb TV saiu do ar em 2018, quando da data limite para o desligamento 

do sinal analógico de televisão na cidade de Blumenau. Até o momento (2024), a emissora 

continua fora do ar, sem qualquer previsão de retorno. 

Já na capital catarinense, existe uma geradora que funciona apenas como retransmissora 

de uma rede nacional de televisão. Assim é a TV Canção Nova, de Florianópolis, canal 22 UHF, 

prefixo ZYB 783, que também opera no canal digital 22.1 UHF. Na verdade, a Rede Canção 

Nova, com sede em Cachoeira Paulista (SP), possui retransmissora em Florianópolis desde 

1998, mas a geradora foi inaugurada em 2006 (Santos, 2019).  O próprio site da Rede Canção 

Nova afirma que a geradora foi adquirida, o que, para todos os efeitos, representa a compra de 

um canal de televisão ou pelo menos de sua concessão.  

Há 16 anos a TV Canção Nova está na capital catarinense, quando foi adquirida uma 

retransmissora na cidade. Em 2006, com a aquisição de uma geradora, o sinal da 

emissora foi expandido, possibilitando a transmissão de sua programação pelo canal 

23 para toda a região sul do país (Senne, 2014). 

Lopes (2015) afirma tratar-se de um arrendamento da Fundação Educar Sul Brasil para 

a TV Canção Nova. Entramos em contato tanto com a TV Canção Nova de Florianópolis, 

quanto com a Rede Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). A obtenção de informações desta 

emissora parece ser algo inconveniente, segundo Santos (2019, p. 182): 

O assessor de imprensa da Fundação João Paulo II, mantenedora da Rede Canção 

Nova, Osvaldo Luiz Silva, limitou-se a dizer, em um primeiro contato com este 

pesquisador, que se tratava de uma geradora, mas que naquele momento não poderia 

atender ao pedido de entrevista. “No momento, a TV Canção Nova está passando 

por reestruturações internas. Infelizmente, não será possível atender sua solicitação”. 

No segundo contato, insistimos para que ele confirmasse se a geradora produzia 

conteúdo local, mas a resposta foi: “peço que entenda nossa limitação momentânea. 

Espero, no futuro, poder lhe prestar outros esclarecimentos”. Ou seja, ele confirmava 

que se tratava de uma geradora, mas não confirmava o segundo questionamento: se 

havia ou não programação local. No terceiro contato, ele confirmou que realmente 

não havia nenhuma geração de conteúdo local “momentaneamente”. 

Ao contrário da TV Cultura, que transmitia a TVE do Rio de Janeiro, a TV UFSC, no 

canal fechado, manteve parceria com a TV Senac de São Paulo. Em 2013, o canal 2 VHF, então 

pertencente à TV Cultura, foi desativado. Em 18 de maio do mesmo ano, a Universidade Federal 

de Santa Catarina inaugurava a TV UFSC, canal terrestre aberto em sinal digital (63.1). A 

outorga do canal pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mantenedora da TV Brasil, 

cabeça de rede da Rede Pública de Televisão, criada em 2007.  

No dia 11 de março de 2002, o Diário Oficial da União publicava o decreto de outorga 

da concessão da Unisul TV para a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina, também 



Radiografia das emissoras de televisão de Santa Catarina até 2024:  

aspectos históricos, geográficos e políticos  

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 182 

mantenedora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com sede principal na cidade 

de Tubarão. O contrato com o então Ministério das Comunicações foi assinado em 3 de outubro 

de 2003 (Santos, 2019). De acordo com o diretor do canal, professor Ildo Silva da Silva (2017), 

todos os equipamentos da repetidora da TVE estavam sucateados e não tinham condições de 

utilização. (Santos, 2019). A emissora iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2006 sob 

o prefixo ZYB 780, com seis repórteres em sua equipe de jornalismo. No dia seguinte foi ao ar 

o primeiro programa, um especial de 90 minutos com reportagens sobre a região Sul, sobre a 

Unisul e sobre a nova televisão (Santos, 2019).  

Outra geradora não comercial de Santa Catarina, a ARTV, possui uma história bastante 

peculiar, se levarmos em consideração o cenário da mídia brasileira e as demais concessões não 

comerciais existentes em Santa Catarina. De acordo com informações constantes no site da 

emissora (que permanece no ar) sobre a história do canal, o fundador, Ataídes Redivo, montou 

uma empresa de filmagens no início da década de 1990, intitulada AR Vídeo Produções. Antes 

disso, foi vendedor, mestre de obras e chegou a montar uma construtora, a AR Empreiteira. Mas 

foi com a mudança de ramo para o setor do audiovisual que Redivo teve a ideia de montar um 

canal de televisão, mesmo sem condições financeiras para tal. Ele acessou o site do Ministério 

das Comunicações e fez a solicitação de um canal de televisão para Araranguá sem acreditar 

que isso pudesse ter algum resultado. Algum tempo mais tarde, foi surpreendido com uma 

correspondência que lhe informava sobre a concessão do canal 5. Redivo teria juntado os 

documentos necessários, criou a Fundação Angelo Redivo em homenagem a seu pai e solicitou 

ajuda do prefeito da época, Primo Menegalli (PSDB) (Santos, 2019). 

A concessão do canal 5 VHF da cidade de Araranguá, no Vale do Araranguá, no extremo 

sul catarinense, com o prefixo ZYB 785, foi assinada pelo presidente Fernando Henrique 

Cardoso em 23 de dezembro de 2001. Em 2002, a geradora entrava em operação retransmitindo 

a programação da TV Cultura de São Paulo. Desde 2011, no entanto, passou a retransmitir a 

TV Brasil, da Rede Pública de Televisão. Até janeiro de 2017, a ARTV operou normalmente 

com esse nome, até ser extinta e agregada à Unisul TV, como uma espécie de afiliada do canal 

de Tubarão. Percebe-se também que, em 2017, consistia em uma espécie de retransmissora não 

totalmente simultânea dos programas locais da Unisul TV (Santos, 2019).  

Em janeiro de 2000, entrava no ar a TV Brasil Esperança, prefixo ZYB 775, canal 21 

UHF, em Itajaí. Os estúdios do canal funcionam em um edifício da família Francelino, então 

proprietária de uma imobiliária na cidade, que funcionou até a década de 1990. O nome do 

canal faz alusão ao projeto social Brasil Esperança, iniciativa que surgiu em 1997, em 

Blumenau, e foi estendida a Itajaí por meio do Centro Evangelístico de Itajaí (CEI), atualmente 



Carlos Roberto Praxedes dos Santos e Camila Maurer 

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 183 

intitulado Centro Evangelístico Integrado (CEI), uma igreja evangélica no bairro São Vicente, 

nas proximidades da sede da TV (Santos, 2019). Em 9 de março de 2004, começava a operar a 

segunda emissora de televisão ligada ao grupo, a TV Brasil Esperança, prefixo ZYB 781, canal 

11 VHF de Joinville, exatamente no dia do aniversário da maior e mais populosa cidade 

catarinense (Santos, 2019).  

A família Gonçalves, de Rio do Sul, anteriormente proprietária de duas emissoras de 

rádio, inaugurou a primeira geradora de televisão do Alto Vale do Itajaí, em 7 de dezembro de 

1988. Trata-se da Rede Bela Aliança (RBA), ZYB 774, canal 7, retransmissora primeiramente 

da TVE do Rio de Janeiro e da Sesc TV, a partir da década de 2000. Os diretores da Rede Bela 

Aliança são os filhos de Osny e Iolanda, Renne Gonçalves e Rubens Gonçalves. São os nomes 

dos dois que estão no cadastro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações 

como detentores da televisão (Santos, 2019). 

A única geradora de televisão aberta do município de Balneário Camboriú é uma 

concessão educativa, a TV Litoral Panorama, prefixo ZYB 778, canal 11 VHF, pertencente à 

Fundação de Radiodifusão Rodesindo Pavan (Furpan), que leva o nome do pai do ex-secretário 

de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, ex-governador, ex-senador e ex-

prefeito Leonel Pavan. A Furpan foi criada em 21 de dezembro de 1998. A concessão foi obtida 

em 4 de fevereiro de 2002 e o canal de televisão entrou em operação em 5 de junho de 2004. 

Desde sua implantação, a TV Litoral Panorama é afiliada da TV Cultura de São Paulo. A partir 

de 2021, o canal passou a se chamar TVC Panorama (Santos, 2019). 

Em 11 de dezembro de 2013, entrou no ar o canal 61, em Florianópolis e, com ele, a 

programação da TV AL, pertencente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Não há 

concessão própria para este canal. Trata-se de um acordo de cooperação com a Câmara dos 

Deputados, para fazer uso de um dos quatro canais da multiprogramação da televisão digital. O 

sinal da TV AL, anteriormente, era sintonizado apenas nas televisões a cabo de Santa Catarina. 

Desta forma, a TV AL utiliza uma das frequências juntamente com a TV Câmara e TV Senado 

de Brasília, além da TV da Câmara de Vereadores de Florianópolis (Tv da Assembleia, 2013). 

Em 15 de maio de 2024, entrou no ar em caráter definitivo a Univali TV, ZYQ 661, canal 

18.1, em sinal digital, pertencente à Fundação Universidade do Vale do Itajaí. Trata-se de uma 

geradora educativa afiliada ao Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. A Univali TV, em canal 

aberto, deu lugar à TV Univali, emissora em canal fechado existente desde o ano 2000 (Ramos, 

2024). Até o momento (2025), esta é a última geradora a entrar no ar no Estado de Santa Catarina. 

  



Radiografia das emissoras de televisão de Santa Catarina até 2024:  

aspectos históricos, geográficos e políticos  

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 184 

5   Considerações finais 

Este trabalho tratou de descrever a história dos canais de televisão de Santa Catarina.  

Percebe-se a grande quantidade de troca de acionistas e de cabeças de rede em se tratando de tão 

poucos canais de televisão ao longo desses maias de 50 anos de televisão no estado. Conclui-se 

que Santa Catarina mantém concentração de propriedade de mídia, com apenas dois grupos 

detentores da maior parte das emissoras comerciais do estado, entre as 28 geradoras de televisão. 

Esse quadro é um reflexo do que ocorre em todo o Brasil, pois, das 17 concessões de televisão 

comerciais em operação, 13 delas estão sob o controle de dois grupos: NSC (Globo) e NDTV 

(Record). Tal concentração reflete pouco espaço para a programação estadual e, principalmente, 

local e a falta de pluralidade na programação das geradoras. A concentração também se dá sob o 

aspecto geográfico no estado, já que apenas quatro emissoras estão situadas fora da área litorânea 

ou nas proximidades do litoral catarinense, embora o estado possua 295 municípios. 

Embora tenham ocorrido trocas de comando, é possível afirmar que os dois principais 

grupos de comunicação de Santa Catarina, NSC e ND, dominam a comunicação televisiva 

desde a década de 1980, quando seus conglomerados se estabeleceram, mesmo em situações 

diferentes, como no caso da família Petrelli, atual proprietária da NDTV, mas que já esteve no 

comando de quase a totalidade das emissoras comerciais do estado. No caso da NSC, embora 

esse grupo tenha substituído a RBS em Santa Catarina a partir de 2016, quando tomou o 

controle acionário das emissoras, trata-se das mesmas seis emissoras de televisão anteriormente 

pertencentes à família Sirotsky e sob a retaguarda da Rede Globo de Televisão. 

 Já as televisões não comerciais, que poderiam ser alternativas a esse cenário, estão 

concentradas em cidades que possuem emissoras comerciais (duas em Florianópolis, uma em 

Itajaí, uma em Joinville, uma em Blumenau), além das emissoras de Balneário Camboriú, 

Araranguá, Rio do Sul e Tubarão, somando onze emissoras. A má distribuição entre os 295 

municípios do estado é evidente, além de serem controladas por igrejas (TV Brasil Esperança 

de Itajaí e Joinville e TV Canção Nova de Florianópolis), universidades comunitárias (Unisul e 

Furb), grupos comerciais como a família Gonçalves, de Rio do Sul (TV Bela Aliança), e grupos 

políticos como a família Pavan (TV Litoral Panorama).  

Referências  

CAVENAGHI, B.; EMERIM, C. Os primórdios da televisão em Santa Catarina: mercado e 

produtos. Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 3, n. 1, jan./jun. 2014. 

Disponível em: http://www.unicentro.br/rbhm/ed05/artigos/05.pdf. Acesso em: 2 abr. 2016. 

 



Carlos Roberto Praxedes dos Santos e Camila Maurer 

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 185 

CRUZ, D. M. Televisão e negócio: a RBS em Santa Catarina. Florianópolis: Ed. da UFSC, 

1996.  

 

GRUPO RIC agora é Grupo ND. ND Mais, [s. l.], 2 dez. 2019. Disponível em: 

https://ndmais.com.br/tv/grupo-ric-agora-e-grupo-nd-confira-os-detalhes-dessa-mudanca/. 

Acesso em: 23 abr. 2023. 

 

LOPES, I. da S. A TV pública no Brasil: a construção da rede nacional de televisão. 2011. 

306 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências 

Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. 

 

LOPES, I. da S. TV Brasil e a construção da rede nacional de televisão pública. Jundiaí: 

Paco Editorial, 2015. 

 

LOPES, I. da S. TV Educativa e regulação: peculiaridades das emissoras catarinenses. EPTIC 

Online, [s. l.], v. 11, n. 1, jan./abr. 2009. Disponível em: 

http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/157. Acesso em: 18 jun. 2016. 

 

MATTOS, S. F. de. TV Barriga Verde de Florianópolis: estudo de caso no período 1984/87. 

1992. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e 

Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. Disponível em: 

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76827. Acesso em: 23 abr. 2023. 

 

MONTERO, A. C. G. Antena pública: as possibilidades educativas da TV Cultura de Santa 

Catarina. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em 

Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: 

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86853. Acesso em: 15 jun. 2016. 

 

NDTV Criciúma tem data de estreia definida; NSC TV contra-ataca. SulBRTV, [s. l.], 25 out. 

2020. Disponível em: http://www.sulbrtv.com/2020/10/ndtv-criciuma-comeca-sair-do-papel-

nsc.html. Acesso em: 23 abr. 2023. 

 

PEREIRA, M. Imprensa e poder: a comunicação em Santa Catarina. Florianópolis: 

Lunardelli: FCC Edições, 1992. 

 

RAMOS, R. Homenagens marcam a solenidade de abertura do sinal da Univali TV. Portal 

Univali, [s. l.], 16 maio 2024. Disponível em: 

https://www.univali.br/noticias/Paginas/homenagens-marcam-a-solenidade-de-abertura-do-

sinal-da-univali-tv.aspx. Acesso em: 11 jul. 2024. 

 

SANTOS, C. R. P. dos. A TV pública não pública: as televisões não comerciais no Brasil. 

Jundiaí: Paco Editorial, 2019. 

 

SENNE, L. Canção Nova Florianópolis, desde 1998 gerando evangelização. Canção Nova, 

[s. l.], 9 dez. 2014. Disponível em: http://tv.cancaonova.com/tv-digital/cancao-nova-

florianopolis-desde-1998-gerando-evangelizacao/. Acesso em: 3 abr. 2017. 

 

SEVERO, A.; GOMES, M. A. Memória da radiodifusão catarinense. Florianópolis: Insular, 

2009. 

 



Radiografia das emissoras de televisão de Santa Catarina até 2024:  

aspectos históricos, geográficos e políticos  

Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 22, p. 169-186, 2025 186 

SOUZA, C. A. de. O fundo do espelho é outro: quem liga a RBS liga a Globo. Itajaí: Ed. 

Univali, 1999. 

 

SOUZA, Z. A. de. Imagens de uma conquista: por detrás das câmeras da TV Coligadas. 

Blumenau: Nova Letra, 2007. 

 

TV ARAUCÁRIA pode voltar. Portal Milton Barão, [s. l.], 25 jan. 2017. Disponível em: 

https://web.archive.org/web/20180221051002/https://miltonbarao.com.br/2017/01/25/tv-

araucaria-pode-voltar/. Acesso em: 11 jul. 2024. 

 

TV DA ASSEMBLEIA Legislativa começa a transmitir em sinal digital aberto a partir do dia 

11. Acontecendo Aqui, [s. l.], 6 dez. 2013. Disponível em: 

https://acontecendoaqui.com.br/comunicacao/tv-da-assembleia-legislativa-comeca-transmitir-

em-sinal-digital-aberto-partir-do-dia-11/. Acesso em: 11 jul. 2024. 

 

Data de submissão: 16/09/2024 

Data de aceite: 19/03/2025 


