Chamada de trabalhos para o Dossiê "Diálogos interdisciplinares Africa – Brasil o lugar da Comunicação e das Humanidades"

2022-06-02

O Brasil é um País “africanizado”, como bem definiu Lélia Gonzalez ao falar sobre a influência da África na língua portuguesa. E vai além, com a internalização da contribuição africana na cultura brasileira. Não é novidade constatar que os brasileiros, no entanto, sabem muito pouco sobre África, sobre os vários povos e países que compõe o continente.

Conhecer melhor o continente africano é não só ampliar o olhar para muitas das origens do Brasil, mas é também aproximar-se da cultura da língua portuguesa que é idioma oficial de vários países, como Moçambique. O país  já se tornou destino para muitos brasileiros, já que para além de uma boa relação entre os dois povos, existem muitos vínculos, dentre os quais, a Comunicação se destaca como dos mais fortes.

Desse modo, torna-se cada vez mais importante expandir o conhecimento sobre os países africanos, especialmente os de língua portuguesa. A Revista Uninter de Comunicação (RUC) quer contribuir ainda mais nesse sentido e por isso propõe o dossiê temático "Diálogos interdisciplinares Africa – Brasil o lugar da Comunicação e das Humanidades", organizado pelos pesquisadores Prof. Dr. Nelson Júlio Chacha, Reitor da Universidade Wutivi (UNITIVA), Boane, Moçambique e o Prof. Dr. Toni André Scharlau Vieira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná, Brasil. Esse dossiê é dirigido para os pesquisadores que trabalham com o continente e que pesquisam aspectos da Comunicação e das Ciências Humanas, especialmente nas nações de língua portuguesa.

Nesse dossiê, pretende-se privilegiar os seguintes temas:

 

- Contemporaneidade da Comunicação em África;

- Estudos comparados Brasil – continente africano;

- Comunicação, colonialismo e decolonialismo;

- Cooperação Sul – Sul e Comunicação;

- Comunicação e Linguagem;

- Inovação em Comunicação;

- Desafios do jornalismo em Países africanos de língua portuguesa;

- Comunicação de ciência e jornalismo científico;

- Literacia e cidadania na comunicação africana;

- Experiências em Educomunicação;

- Comunicação e política;

- Comunicação e processos migratórios;

- Comunicação e Saúde Pública;

- Comunicação e produção científica;

O dossiê receberá textos até 30 de julho de 2022 e tem sua publicação prevista para dezembro de 2022.

 

A Revista Uninter de Comunicação, RUC (ISSN: 2357-9870) é uma publicação do grupo de pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5095360370649913), que desenvolve estudos relacionados à verificação de tendências na comunicação. Trata-se de um periódico científico de fluxo contínuo disponibilizado pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que apresenta publicações acadêmicas que se enquadrem em áreas de interesse do campo científico da Comunicação. Na classificação Qualis/Capes no quadriênio 2013-2016, a revista figura no estrato B5 na área de Comunicação e Informação.

Portanto, serão bem-vindos artigos produzidos por estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), ou pesquisadoras/es/xs que tenham concluído sua graduação ou pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) em até 30 meses anteriores à data de submissão do trabalho.