Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Ius Gentium, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário Internacional – Uninter, é um periódico científico semestral destinado à publicação de textos de excelência nos campos da teoria, história e dogmática jurídica, e ao aprofundamento do diálogo com áreas afins.

 

Processo de Avaliação por Pares

Todos os artigos serão submetidos à análise prévia do Comitê Editorial, que deverá verificar o atendimento à linha editorial e às diretrizes para autores.

Aprovado pelo Comitê Editorial, o artigo será remetido sem identificação a pelo menos dois pareceristas ad hoc para a avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo segundo o método double-blind peer review.

Todos os artigos submetidos à Revista Ius Gentium deverão ser analisados com base nos seguintes critérios:

- Pertinência com a linha editorial da Revista;

- Forma adequada, compatível com as exigências de clareza científica, as normas de formatação de trabalhos científicos e as diretrizes para autores;

- Estrutura do artigo bem definida, com a presença dos elementos-chave: sumário, abstract, palavras-chave, Keywords, introdução, metodologia, desenvolvimento, resultados, conclusões;

- Resumo, palavras-chave, abstract e Keywords bem estruturados e refletem adequadamente o conteúdo do artigo;

- Título do artigo compatível com o conteúdo do trabalho;

- Questão de pesquisa interessante;

- Metodologia clara e compatível com os objetivos do artigo;

- Referencial teórico correto e adequado ao tema abordado;

- Introdução descreve com precisão e clareza a pesquisa apresentada;

- Objetivos e conclusões bem estruturados;

- Originalidade da pesquisa ou dos resultados apresentados;

- Cumprimento dos requisitos éticos aplicáveis, inclusive quanto a plágio.

 

Os avaliadores deverão apresentar as recomendações que julgarem pertinentes acompanhadas de parecer “aceitar para publicação”, “aceitar mediante revisão do texto e observar as recomendações do parecer, não sendo necessária nova avaliação”, “aceitar mediante revisão do texto e observar as recomendações do parecer, sendo necessária nova avaliação”, ou “rejeitar para publicação”.

Os pareceres deverão ser encaminhados ao Comitê Editorial, que com base neles deverá classificar os artigos em “solicitar modificações”, “aceitar submissão” ou “rejeitar submissão”.

Os artigos rejeitados serão devolvidos aos seus autores acompanhados dos pareceres que tenham fundamentado a decisão de rejeição.

Os artigos aprovados serão incluídos no arquivo da Revista Ius Gentium para publicação nas próximas edições, levando-se em consideração a quantidade de artigos já aprovados, a proposta temática de cada edição e a relevância específica de cada artigo.


Política de Acesso Livre

A Revista Ius Gentium assegura o acesso público e gratuito a todo o seu conteúdo, no espírito de democratização do conhecimento científico e divulgação das pesquisas realizadas no campo jurídico.

 

Periodicidade

A Revista Ius Gentium será publicada com periodicidade semestral, promovendo a publicação de edições extras relacionadas a temas ou ocasiões especiais.

 

Política de Ética e Diretrizes de Boas Práticas na Publicação

A Revista Ius Gentium tem compromisso com a ética e a qualidade de suas publicações, que deverão seguir os padrões internacionais da pesquisa científica recomendados pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Não serão admitidos plágio ou violação das diretrizes éticas aplicáveis à pesquisa científica. O compromisso ético se aplica igualmente a Editores, Pareceristas e Autores.