Ponderação judicial: Um método para o alcance da solução adequada em conflitos entre Princípios Constitucionais

Autores

  • Davi Antonio Lima Rocha Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v6i4.77

Resumo

A proteção dos direitos fundamentais, considerando o seu interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País, revela-se tema de fundamental importância para o Direito.

A análise dessa questão sob a ótica da garantia da efetividade dos direitos fundamentais é ponto que merece destaque, uma vez que representa um aprofundamento teórico necessário para uma abordagem científica da interpretação dos direitos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Antonio Lima Rocha, Universidade Federal de Alagoas

Advogado e Mestrando em Direito da Universidade Federal de Alagoas

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. 2. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2011.

GRAU, Eros Roberto. O direito posto e o direito pressuposto. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

SANCHÍS, Luis Prieto. NEOCONSTITUCIONALISMO Y PONDERACIÓN JUDICIAL. Neoconstitucionalismo(s).Editorial Trotta, 2003.

SARMENTO, Daniel. O Neoconstitucionalismo no Brasil: Riscos e Possibilidades. In Leituras complementares de Direito Constitucional: Teoria da Constituição. Marcelo Novelino (org.) – Salvador: Jus Podivm, 2009.

SARMENTO, Daniel. Ubiquidade Constitucional: Os Dois Lados da Moeda. p. 113 -148. In: SOUZA NETO, Cláudio Pereira de & SARMENTO, Daniel (coords.). A Constitucionalização do Direito: Fundamentos Teóricos e Aplicações Específicas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

SILVA, Virgílio Afonso da. Interpretação Constitucional e Sincretismo Metodológico. p. 115 – 143. In: SILVA, Virgílio Afonso da (Org.). Interpretação Constitucional. São Paulo: Malheiros.

Downloads

Publicado

2013-05-29

Como Citar

Lima Rocha, D. A. (2013). Ponderação judicial: Um método para o alcance da solução adequada em conflitos entre Princípios Constitucionais. IUS GENTIUM, 6(4), 31–43. https://doi.org/10.21880/ius gentium.v6i4.77

Edição

Seção

Artigos