RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v11i6.170Resumo
Partindo do entendimento de que a responsabilidade ambiental das empresas é de fundamental importância, pois tratar do meio ambiente é tratar da vida do e no planeta, este artigo adota como metodologia de pesquisa a revisão bibliográfica, focalizando os seguintes pontos: as empresas e o ambiente; tecnologia e meio ambiente; gestão ambiental e responsabilidade social nas organizações. Constata-se que a repercussão da questão ambiental dentro da organização e o crescimento de sua relevância ocorrem a partir do momento em que a empresa se conscientiza de que essa atividade, ao invés de ser uma área que só lhe dá despesas, pode se transformar em um excelente ambiente de oportunidades de redução dos custos, o que pode ser viabilizado, seja através do reaproveitamento e venda dos resíduos e aumento das possibilidades de reciclagem, seja por meio da descoberta de novos componentes e novas matérias-primas que resultem em produtos mais confiáveis e tecnologicamente mais limpos e dentro da legislação em vigor no país. Chega-se à conclusão de que um setor industrial que provoque a exaustão de seus recursos naturais em busca de conquista de riqueza de forma rápida estará causando sérios danos à sociedade e, se o recurso for fundamental e não reposto, provavelmente a pobreza se instalará em regiões antes prósperas.
Downloads
Referências
ANDRADE, R. O. B.; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2000.
BATEMAN, T. S. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BRANCHIER, A. S.; TESOLIN, J. D. D. Direito e legislação aplicada. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2006.
CONAMA. Resolução 001/86. Disponível em <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html>. Acesso em 08 Mar. 2015.
CONAMA. Resolução 237/97. Disponível em
. Acesso em 08 Mar.
DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MORANDI, S.; GIL, I. C. Tecnologia e ambiente. 2. ed. São Paulo: Copidart, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.